O seu Windows 10 ficou lento? A culpa pode ser do Microsoft Defender

O seu Windows 10 ficou lento? A culpa pode ser do Microsoft Defender

2 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Microsoft Defender está a causar alguns problemas no Windows 10

Já por diversas vezes aqui elogiei o Microsoft Defender, a suite de segurança da Microsoft que vem incluída no Windows 10 e no Windows 11. A verdade é que esta suite é mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores, e os exigentes testes do AV-TEST mostram que é um dos melhores antivírus actualmente no mercado.

No entanto, o Microsoft Defender, tal como qualquer aplicação, não se livra dos seus próprios problemas, e o mais recente parece estar a afectar os utilizadores com a versão 10H2 do Windows 10. Segundo está a ser revelado, o Defender está a causar alguns dos seguintes problemas aos utilizadores com essa versão do Windows 10:

  • Uso excessivo de memória RAM
  • Problemas com ecrã negro após o login (atraso de dois minutos ou mais)
  • Word 2016 e versões mais recentes não abrem ou demoram muito para abrir
  • O Visualizador de Eventos do Windows leva muito tempo para mostrar eventos (tanto remotos como locais)

O problema de alto consumo de memória RAM provavelmente está a ser causado por um bug de vazamento de memória. O problema aparentemente não é novo e a Microsoft já tentou resolver o mesmo diversas vezes. A empresa afirma que o problema começou com a assinatura build 1.363.177, no entanto, o aparentemente ele volta e parece que a resolução anterior pode ter sido apenas temporária.

O alto uso de memória pelo processo "Antimalware Service Executable" do Microsoft Defender ( MsMpEng.exe ) é um bug bastante comum e, às vezes, uma solução temporária para reduzir esse consumo é desactivar a protecção em tempo real.

Microsoft Defender

Resumindo, se de repente o seu Windows 10 tiver ficado lento e for utilizador do Microsoft Defender, experimente desactivar a protecção em tempo real, para ver se a situação melhora... se melhorar está encontrada a fonte do problema, e resta esperar por uma solução que será disponibilizada pela Microsoft.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.