Windows 10: KB4559309 é o mais recente a causar problemas
6 Agosto, 2020A Microsoft lançou recentemente o KB4559309 , o controverso update que força a instalação do Microsoft Edge baseado no Chromium, em todos os utilizadores com o Windows 10 1803, ou mais recente. Não que o browser em si seja mau, mas devia estar na mão do utilizador, a sua instalação, e não ser uma obrigação por parte da Microsoft.
E se a sua instalação só por si já não fosse suficientemente controversa, parece que o KB4559309 chega com um problema ainda maior. Centenas de utilizadores estão a utilizar os fóruns da Microsoft para relatar que a actualização está a causar problemas de desempenho nos seus computadores. Esse lentidão é reflectida no arranque lento, encerramento lento, e muitas vezes com lentidão massiva durante a utilização.
Outros reclamam que os seus PCs simplesmente ficam sem responder durante largos instantes quando tentam abrir alguma imagem ou vídeo. Outros reclamam ainda que a rede sem fios simplesmente inicia desactivada. E muitos dos problemas aqui reportados estão a afectar um dos meus postos de trabalho, por isso posso confirmar que o problema vem do KB4559309.
Alguns utilizadores que tentaram verificar de onde vem o problema, reportam que muitos dos problemas desaparecem se desactivar o BitLocker, que quase de imediato corrige os problemas de desempenho. Algo que não consegui confirmar, pois mesmo desactivando o mesmo continue com problemas. Só após desinstalar o KB em questão os problemas desapareceram por completo.
KB4559309 está a causar muitos problemas ao Windows 10
Para quem não sabe, a actualização KB4559309, para o Windows 10, é enviada apenas para dispositivos com as versões Home e Pro do sistema operativo, pois a empresa não oferece a nova actualização para dispositivos Enterprise.
“Esta actualização não se destina a dispositivos Enterprise. Especificamente, esta actualização tem como alvo dispositivos que executam o Windows 10, versão 1803 ou versões posteriores Home Edition ou Pro Edition. Os dispositivos que executam o Windows 10 Home ou Pro Edition ingressados num domínio do Active Directory, ou do Azure Active Directory, ou geridos pelo WSUS ou WUfB, também são excluídos desta actualização automática ”, explica a empresa.
Até ao momento em que este artigo está a ser escrito, a Microsoft ainda não tenha feito qualquer comentário sobre os problemas aqui reportados, mas dada a quantidade de queixas, é natural que nas próximas horas, ou nos próximas dias, o gigante do software possa colocar esse problema na lista de problemas a resolver.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.