Windows 10: fim de suporte coloca 240 milhões de PCs em risco
22 Dezembro, 2023Atualmente, o Windows 10 é o sistema operativo de desktop mais utilizado no planeta, e com uma quota de mercado a rondar os 70%. Isso demonstra a dificuldade que a Microsoft está a ter em fazer os utilizadores migrar para o mais recente Windows 11.
Para ser sincero, a “culpa” da resistência dos utilizadores em mudar de sistema operativo não é 100% da Microsoft. Dois anos após o lançamento oficial do Windows 11, que aconteceu em outubro de 2021, uma grande percentagem de utilizadores optou por não mudar, ou melhor, optou pelo caminho mais simples e cómodo, sobretudo dadas as “barreiras” impostas pela Microsoft relativamente à segurança e ao requisitos de hardware.
Se quisermos ser honestos, esta tendência não é novidade, cenários muito semelhantes já aconteceram no passado com a transição do Windows XP para o Windows 7 e posteriormente do Windows 7 para Windows 10.
Windows 10 está entre os melhores sistemas operativos da Microsoft
Posto isto, alguns estudos sectoriais realizados pela Canalys destacam agora que o fim do suporte gratuito do Windows 10 previsto pela Microsoft colocará seriamente em causa a funcionalidade e mais concretamente a existência de todas aquelas máquinas que executam esse sistema operativo e que, ao mesmo tempo, não atendem aos requisitos (especialmente de hardware) para atualizar para a versão mais recente.
Deixando de lado as últimas inovações que abrangem a Inteligência Artificial, além dos gráficos, funcionalidade e desempenho, com a introdução do Windows 11 a Microsoft focou fortemente na segurança, em particular com um dos requisitos mais “odiados” (infelizmente), mas importantes como o TMP 2.0, essencial para realizar a atualização. Atualmente, com o suporte gratuito fornecido pela Microsoft para essas máquinas Windows 10 essencialmente obsoletas, milhões de utilizadores continuam a explorar os seus sistemas antigos, apenas para ter que lidar com a interrupção do serviço gratuito em 2025, que passará então a ser pago, e somente para empresas.
A Microsoft já anunciou que o suporte gratuito do Windows 10 terminará em outubro de 2025, após o qual a empresa garantirá mais três anos de suporte técnico (até outubro de 2028), mas apenas mediante o pagamento de uma taxa. Nesse ponto portanto, mas ainda antes se quisermos, com um PC ainda mais antigo do que hoje, poderá ser mais cómodo comprar um computador novo (mesmo usado) ou, em alternativa, procurar um novo caminho explorando sistemas operativos mais antigos, ou um diferente, como por exemplo o Linux.
Certamente é mais fácil falar do que fazer, quem já usa Windows há anos dificilmente migrará para outra plataforma, sem falar nos ambientes de trabalho onde certamente não é possível perder tempo e recursos preciosos para montar um sistema funcional em pouco tempo, talvez com software otimizado apenas para Windows. Deixando este último caminho para os utilizadores mais ousados, que não consideramos ingénuos, fica claro que muitos PCs ainda em excelentes condições poderiam ser desmontados e, além do aspeto ligado à reciclagem e descarte de todos esses computadores, poderá também causar um verdadeiro boom de vendas no setor.
Podemos afirmar, sem dúvida, que o Windows 10 foi um dos melhores sistemas operativos da Microsoft, recentemente a empresa também trouxe a Inteligência Artificial, com o Copilot, mas infelizmente isso não será suficiente e, como aconteceu no passado, haverá uma evolução natural que envolverá inevitavelmente também o componente de hardware. Se também possui um PC com Windows 10, ou até mais de um, aconselhamos (quando se encontrar nesta situação) a reciclar o máximo de componentes possível, pelo menos aqueles como a RAM, unidades de armazenamento e periféricos que podem ser reutilizados talvez trocando apenas a motherboard e o processador.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.