Windows 10 continua a crescer e Windows 7 e 8.1 em queda
2 Abril, 2019Há alguns meses que o Windows 10 já é mais utilizado que o Windows 7 no mercado de sistemas operativos para desktops. O sistema operativo Windows mais recente continua em altas, ganhando alguns pontos nestes últimos meses. As estatísticas publicadas pelo Netmarketshare sugerem que o Windows 10 já está em cerca de 43,62% da fatia de mercado, e seguido cada vez mais de longe pelo Windows 7, que está com uma quota e mercado de 36,52%.
Em comparação, no mês passado, o Windows 10 estava em 40,90%, enquanto que o Windows 7 estava com 37,19%, seguido pelo Windows 8.1 com uns míseros 4,34%, que também perdeu alguns pontos nos últimos 30 dias. Com o fim do suporte oficial do Windows 7 a menos de um ano de distancia, os próximos meses diminuirão ainda mais a sua participação de mercado, fortalecendo a liderança do Windows 10 no espaço de desktops.
A Microsoft está prestes a lançar uma nova versão do Windows 10, a versão 1903, também conhecida como actualização de Abril de 2019, que deverá ser uma actualização livre de erros que abordará as preocupações da actualização de Outubro de 2018. A fabricante do Windows teve que pausar a actualização de Outubro de 2018 depois que problemas relacionado a perda de dados e outros problemas foram relatados pelos utilizadores. Enquanto os bugs já foram resolvidos, mais da metade dos utilizadores do Windows 10 ainda se recusam a instalar essa actualização.
A taxa de adopção da actualização de Outubro de 2018 está em forte contraste com a actualização de Abril de 2018, que foi a actualização do Windows 10 que mais cresceu. A Microsoft certamente esperará ver uma taxa de adopção e entusiasmo por parte dos utilizadores, muito semelhante, na sua próxima actualizado, já neste mês.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.