Windows 10: Bug pode corromper a informação dos discos rígidos

Windows 10: Bug pode corromper a informação dos discos rígidos

15 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

O sistema operativo da Microsoft para os utilizadores, o Windows 10, conta com um bug desagradável que faz com que os dados do disco rígido possam ficar corrompidos, e tudo por causa de um simples ícone. Um pesquisador de segurança, Jonas Lyk, descobriu esse problema e a Microsoft confirma que está a trabalhar numa correção que chegará em breve.

Pessoas mal-intencionadas podem ocultar uma linha (c: \: $ i30: $ bitmap) num simples ficheiro ZIP, pasta ou até mesmo num simples atalho do Windows. Tudo o que o que o utilizador do Windows 10 necessita de fazer, é extrair o ficheiro ZIP ou apenas abrir uma pasta que contenha um atalho malicioso. Isso irá provocar automaticamente a corrupção do disco rígido.

O Windows 10 exibirá um erro e informará o utilizador que o disco rígido está com problemas. Ele deve então reiniciar o seu PC para ser realizada a manutenção para que o disco seja reparado. E segundo os primeiros feedbacks, trata-se de discos que estão com partições NTFS.

Bug do Windows 10 pode corromper a informação do seu disco rígido

Felizmente, a Microsoft está ciente desse bug que pode corromper os dados do disco rígido e está a preparar uma correção. Convidado pelo pessoal do The Verge a comentar este assunto, a Microsoft diz:

Estamos cientes desse problema e ofereceremos uma atualização numa versão futura. O uso dessa técnica é baseado na engenharia social e, como sempre, incentivamos os nossos clientes a praticar bons hábitos de computação online, incluindo ter cuidado ao abrir ficheiros desconhecidos ou aceitar transferências de ficheiros.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.