Windows 10: Bug pode corromper a informação dos discos rígidos
15 Janeiro, 2021O sistema operativo da Microsoft para os utilizadores, o Windows 10, conta com um bug desagradável que faz com que os dados do disco rígido possam ficar corrompidos, e tudo por causa de um simples ícone. Um pesquisador de segurança, Jonas Lyk, descobriu esse problema e a Microsoft confirma que está a trabalhar numa correção que chegará em breve.
Pessoas mal-intencionadas podem ocultar uma linha (c: \: $ i30: $ bitmap) num simples ficheiro ZIP, pasta ou até mesmo num simples atalho do Windows. Tudo o que o que o utilizador do Windows 10 necessita de fazer, é extrair o ficheiro ZIP ou apenas abrir uma pasta que contenha um atalho malicioso. Isso irá provocar automaticamente a corrupção do disco rígido.
NTFS VULNERABILITY CRITICALITY UNDERESTIMATED
–
There is a specially nasty vulnerability in NTFS right now.
Triggerable by opening special crafted name in any folder anywhere.’
The vulnerability will instant pop up complaining about yuor harddrive is corrupted when path is opened pic.twitter.com/E0YqHQ369N— Jonas L (@jonasLyk) January 9, 2021
O Windows 10 exibirá um erro e informará o utilizador que o disco rígido está com problemas. Ele deve então reiniciar o seu PC para ser realizada a manutenção para que o disco seja reparado. E segundo os primeiros feedbacks, trata-se de discos que estão com partições NTFS.
Bug do Windows 10 pode corromper a informação do seu disco rígido
Felizmente, a Microsoft está ciente desse bug que pode corromper os dados do disco rígido e está a preparar uma correção. Convidado pelo pessoal do The Verge a comentar este assunto, a Microsoft diz:
Estamos cientes desse problema e ofereceremos uma atualização numa versão futura. O uso dessa técnica é baseado na engenharia social e, como sempre, incentivamos os nossos clientes a praticar bons hábitos de computação online, incluindo ter cuidado ao abrir ficheiros desconhecidos ou aceitar transferências de ficheiros.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.