Windows 10: como apagar todos os bloatwares do PC com apenas uma linha de comando?

Windows 10: como apagar todos os bloatwares do PC com apenas uma linha de comando?

3 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Microsoft está constantemente a melhorar os seus sistemas operativos. Embora o Windows 10 e 11 ofereçam cada vez mais recursos e programas, a maioria dos utilizadores não os utiliza.

Software desnecessário pode tornar o sistema lento. Mesmo que existam aplicações para limpar o seu PC, como o CCleaner, a forma mais fácil de aproveitar um sistema de alto desempenho é começar com uma instalação “limpa” do Windows 10, sem qualquer software desnecessário.

Agora, Gabriel Sieben mostra-nos uma forma de fazer isso, simplesmente através do PowerShell, sem scripts ou softwares externos. Ele percebeu que obter uma instalação do Windows 10 verdadeiramente básica não é tão fácil no dia em que ele teve que instalar o sistema operativo com apenas um software.

Esta é uma configuração em que muitos utilizadores de negócios se encontram. Eles geralmente possuem uma máquina dedicada a um conjunto limitado de tarefas. Segundo o mesmo, embora desconhecida, essa técnica é “a forma mais fácil de limpar o Windows”. Lembre-se que esta técnica funciona apenas para Windows 10 , e só deve usá-la com uma nova instalação do Windows 10 ou numa máquina virtual.

Esta linha de comando cria a configuração mais simples do Windows 10

Então, aqui fica o procedimento a seguir, mas lembre-se não o faça se não souber o que está a fazer:

  • Abra o Windows PowerShell
  • Digite Get-AppxPackage | Remove-AppxPackageIgnore
  • Ignore as mensagens de erro e confirme

Depois de executar este comando, ficará com o Windows 10 livre de qualquer bloatware. Terá à sua disposição o PC em sua forma mais pura: um sistema de ficheiros e um navegador (Microsoft Edge, neste caso).

No entanto, não contará com qualquer Microsoft Store, por exemplo. Segundo o jovem, o risco de segurança com tal configuração é muito limitado, uma vez que o Windows Update e o Windows Defender não são afetados por este comando. Além disso, é teoricamente possível reverter o processo.

O autor desta descoberta (aqui) fornece o código a ser executado, mas desaconselha fortemente a sua utilização. Como costuma acontecer com o Windows, é melhor começar com uma nova instalação.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.