Windows 10 2004: O que vai chegar com a próxima grande actualização?

Windows 10 2004: O que vai chegar com a próxima grande actualização?

22 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

Não se deixe enganar com o 2004 em frente ao Windows 10, já que isso nada tem haver com o ano em si. Alias, até tem, mas 2004 não é referente ao ano de 2004 em si, mas sim uma conjunção de ano e mês da actualização, em que o 20 é referente ao ano de 2020, e o 04 é referente ao mês de Abril, por isso, o Windows 10 2004 é a versão do Windows 10 referente ao mês de Abril de 2020, que está pronta para ser distribuída a todos os utilizadores.

Embora se chame Windows 10 2004, esta é uma actualização que está pronta desde o fim do ano de 2019, e por isso, já sabemos o que ela vai trazer de novo.

Novidades do Windows 10 2004

A Microsoft actualizou o seu mecanismo de pesquisa para torná-lo mais intuitivo e rápido. Com esta actualização, temos uma reformulação do algoritmo que permite aliviar a utilização do armazenamento do nosso dispositivo e do processador quando estes são solicitados por aplicações durante a operação.

O gestor de tarefas também evoluiu, agora indicará a temperatura dos GPUs sem precisar de instalar uma aplicação de terceiros. Ele também poderá identificar com mais precisão uma unidade de armazenamento, seja ele um cartão Flash, um SSD, etc.
O gestor de tarefas também evoluiu e agora conta com uma melhor gestão da conectividade de rede, indicando na mesma página, por exemplo, o endereço IP para a ligação ou a quantidade de dados utilizados, o que é algo muito útil para os utilizadores com dispositivos com ligação 4G.

Também será possível simplesmente renomear os diferentes desktops virtuais usados. O Windows 10 2004 também melhora o restauro automático de aplicações abertas após a reinicialização do dispositivo. Anteriormente isso estava limitado a aplicação de escritório, como o Office e navegadores.

Melhoramentos para administradores

Há muito tempo que o macOS conta com a função “Redefinir este PC”, que agora chega ao Windows 10, algo que permite que descarregue os ficheiros de instalação a partir da nuvem, em vez de se limitar a ficheiros locais. Com uma ligação rápida, a reinstalação do sistema deve ser mais rápida e beneficiar directamente das actualizações mais recentes… resumindo, poderá reinstalar um PC sem precisar de ter um DVD, uma Pen, ou um disco externo com o Windows 10.

Com o Windows Hello, o reconhecimento facial, ou da impressão digital, associados às contas de utilizador da Microsoft funcionam muito melhor, permitindo que os administradores possam excluir a ligação por password. Um código PIN pode ser configurado (composto por números, letras e símbolos), mas isso nunca será partilhado na rede.

Novidades para os criadores de conteúdo

Uma evolução do Windows Sandbox, que apareceu na versão 1903, oferece a possibilidade de usar uma máquina virtual simples, completamente isolada do ambiente de trabalho, para testar o software durante o seu desenvolvimento.
Com a versão 2004, o Windows Sandbox pode ser melhorado adicionando ficheiros de configuração específicos.

O Windows Subsystem para Linux também foi migrado para a versão 2.0, e isso faz com que seja possível o Linux numa máquina virtual leve, e de forma totalmente transparente.

É esperado que esta actualização comece a ser disponibilizada para os utilizadores em geral já a partir do próximo mês de Maio.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.