Windows 10/11 ganham nova aplicação de backup
23 Dezembro, 2023No final da passada primavera, a Microsoft disponibilizou uma aplicação de backup para teste no canal do Windows 11 Dev Insider. Posteriormente, a empresa expandiu a sua funcionalidade numa versão futura, de modo que fosse capaz de suportar mais cenários.
Appcopier é a nova aplicação de backup para Windows 10/11
Embora tenha sido inicialmente planeado como um recurso do Windows 11, a Microsoft aproveitou e lançou essa mesmo aplicação para o Windows 10, no passado mês de agosto. Esta não foi a primeira nem a última vez que a gigante da tecnologia expandiu um recurso do Windows 11 para o Windows 10, já que algo semelhante aconteceu com o Copilot, bem como uma Política de Grupo para implantação de atualizações opcionais.
Embora a aplicação de backup no Windows 10 tenha sido geralmente uma adição bem-vinda, ela causou alguns inconvenientes para a TI e os administradores de sistemas quando a Microsoft forçou a sua instalação em sistemas corporativos e geridos. A gigante da tecnologia reconheceu mais tarde o inconveniente e prometeu uma futura atualização do Windows que alterasse esse comportamento.
Ainda assim, se não gosta da aplicação oficial de backup do Windows, há uma nova opção de terceiros disponível. Apelidada de “Appcopier”, este utilitário permite fazer backup local/offline e restaurar preferências e configurações do Windows 11; e também pode funcionar com o Windows 10, embora o seu programador não garanta isso.
No entanto, diz-se que esta aplicação é muito leve na forma como funciona e os utilizadores são orientados a esperar backups super-rápidos, pelo menos inicialmente. Pode ver a IU do Appcopier na imagem que deixamos acima. Mas aqui fica o que diz o se programador sobre a aplicação:
Ela permite que faça backup e restaure as suas preferências e configurações mais importantes do Windows 11 offline e localmente. a aplicação imita a nova aplicação de backup do Windows 11 – que faz parte da atualização do Windows 11 2023 (23H2) – mas sem a obrigação da nuvem.
Como funciona o Appcopier? Bem simples! Somente entradas de registo e/ou pastas e ficheiros associados da respetiva área são exportados. Este processo é muito rápido e leve, semelhante ao peso de uma mosca. Portanto, não se surpreenda se os primeiros backups passarem na faixa de nanossegundos.
Pode experimentar a aplicação descarregando-a diretamente do GitHub , mas lembre-se de que este é um software não oficial, e de terceiros.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.