Análise Wiko View2 Plus

10 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

Wiko é uma empresa francesa de smartphones que opera há alguns anos em Portugal. Nesta análise, prestamos atenção ao Wiko View2 Plus, um smartphone que foi lançado em Portugal no mês de Setembro, e que na teoria é um dos melhores smartphones da Wiko.

empresa parece estar dedicada a produzir smartphones que variam em preço e desempenho. A pensar nisso, o View2 Plus é dos que aparenta ter melhor desempenho nas diversas áreas, e nesta analise vamos tentar descobrir o que a Wiko nos tem para oferecer neste equipamento.

Aqui ficam as principais características técnicas do telefone:

  • Ecrã IPS 2.5D 19:9 com 5.93 polegadas com a resolução HD + com 1512 x 720 pixeis
  • Qualcomm Snapdragon 450 com um processador Octa-Core que opera no máximo a 1.8Ghz
  • GPU Adreno 506
  • 4GB de RAM
  • 64GB de Armazenamento interno que pode ser expandido via Cartão MicroSD de até 256GB
  • Dupla Câmara traseira de 12 + 5MP alimentadas por IA - Sony IMX486
  • Câmara Frontal de 8MP
  • Bateria de 4000mAh
  • Rádio FM
  • Desbloqueio Facial
  • Sensor de impressão Digital
  • Android 8.1 Oreo

Design e Acabamento

O View2 Plus tem 8,6 mm de espessura, e é um dispositivo agradável de ter na mão, muito graças às suas bordas arredondadas. O View2 Plus não é particularmente robusto, já que aplicar pressão na frente do nosso dispositivo de teste causa algumas ondas no ecrã, enquanto a área abaixo do sensor de impressão digital também é fácil de pressionar com os dedos.

O seu design é muito semelhante a muitos equipamentos no mercado, e é um design que não se torna chato com o passar do tempo. O seu acabamento em plástico, tal como o seu ecrã, parecem uns autênticos imâns das impressões digitais, e temos de andar constantemente a limpar o mesmo por causa disso, e podemos notar isso mesmo em algumas fotos desta analise. Uma capa e uma película no ecrã resolver esse problema, mas não podia deixar de abordar este assunto.

Na lateral direita do telefone temos os botões de power e volume, na parte de baixo a porta microSD e um microfone, na lateral esquerda temos a slot para o cartão SIM (dual SIM partilhado) e cartão MicroSD, e na parte de cima, outro microfone e o jack para os fones de ouvido de 3,5mm.

Na parte traseira, no canto superior esquerdo temos os 2 sensores fotográficos acompanhados pelo flash led, temos no centro o sensor de impressão digital e no fundo a "grelha" para a coluna.

Câmaras

O View2 Plus possui dupla câmara voltada para trás, cujo principal sensor é de 12 MP. A câmara principal é suportada por um sensor de 5 MP que fornece informações de profundidade para ajudar a criar fotos com efeito de bokeh. A câmara de 12 MP possui uma abertura f/2.0 que desapontou durante os nossos testes. As fotos têm falta de detalhes e muitas vezes os objectos parecem borrados. Além disso, o sensor tem um alcance dinâmico fraco e subexpõe visivelmente as áreas escuras das cenas. Esses pontos fracos são especialmente perceptíveis em condições de baixa luminosidade, onde as fotos são dominadas por ruído e as áreas brilhantes são superexpostas. No entanto, a câmara é boa o suficiente para tirar fotos durante o dia.

O View2 Plus pode gravar vídeos em até 1080p a 30 FPS. A câmara de 12 MP ajusta a exposição rapidamente em condições de iluminação variáveis, e o microfone grava áudio de forma limpa, mas os vídeos sofrem das mesmas falhas que as fotos. O ruído da imagem está presente em todos os vídeos que gravei durante o teste, enquanto a reprodução de cores também é abaixo do esperado. No geral, o View 2 Plus leva vídeos que são transitáveis ​​para uso privado, mas não definem as suas expectativas muito altas.

A Wiko também equipou o View2 Plus com uma câmara frontal de 8 MP. O sensor esforça-se com o ruído da imagem, como acontece com o sensor traseiro de 12 MP, mas faz um trabalho melhor reproduzindo cores e capturando objectos de maneira mais nítida.

Ecrã

O Wiko View2 Plus tem um ecrã IPS de 5,93 polegadas que opera nativamente a 1512x720 pixeis. O ecrã é dominado por um entalhe significativo, o que pode adiar alguns compradores em potencial, embora pessoalmente já esteja acostumado com essa característica e não me faz qualquer confusão. A resolução do ecrã está a par com a maioria dos dispositivos desta gama, que tenho testado.
O ecrã perfaz 84% ​da frente do equipamento, que a meu ver já é um valor significativo. O ecrã é utilizável ao ar livre graças à sua exibição brilhante, apesar dele captar alguns reflexos sob luz solar direta, mas o conteúdo permanecerá legível.

Ele conta com bons ângulos de visão, embora tenha notado pequenas mudanças de cor em ângulos de visão agudos. Nós não notei nenhum brilho ou distorção de imagem, então o View2 Plus deve ser legível a partir de praticamente qualquer ângulo no uso diário.

Desempenho

O View2 Plus é equipado com um processador da Qualcomm, o Snapdragon 450, que a Qualcomm lançou há quase dois anos. O SoC é poderoso o suficiente para a maioria das tarefas diárias. O Snapdragon 450 integra um GPU Adreno 506 que tem um bom desempenho em benchmarks de GPU, como o GFXBench 3.1.

E já que falo no GPU, ele suporta muitas APIs modernas, o que protege o futuro do equipamento. Nos testes ele lidou bem com o Arena of Valor, apesar de os menus serem irregulares, e a aplicação ter pequenos breaks, mas isso é super natural. O acelerômetro e o touch screen funcionaram de forma confiável durante todo o teste.

Software

A meu ver este é um dos pontos mais fortes deste dispositivo, ele vem com o Android 8.1 Oreo, e apesar de não haver qualquer anuncio por parte da Wiko sobre se planeia atualizar o dispositivo para o Android 9.0 Pie, eu gosto da versão disponibilizada. É quase um Android na forma quase pura, e sem bloatware desinteressante.

O SO foi deixado tal como ele é, e não possui aplicações de terceiros pré-instaladas, o que é agradável de se ver.

O patch de segurança, neste momento, é referente ao mês de Dezembro de 2018, e tendo em conta que já saiu o patch de Março, a Wiko devia-se preocupar em lançar um dos patchs de segurança mais recentes.

Som

O View2 Plus tem um único altifalante na parte de trás do telefone, que geralmente não é o melhor local para um altifalante (na minha opinião), pois com o telefone na mão, é fácil de tapar o mesmo. No entanto, o altifalante é recuado, para que possa pelo menos senti-lo ao segurar o dispositivo e ele dá espaço ao altifalante quando o dispositivo é colocado numa superfície plana.

O altifalante é alto o suficiente para encher uma sala de tamanho médio, e o som produzido é decente. Não notei qualquer distorção em volumes altos e a fala foi reproduzida de forma clara. No entanto, o áudio produzido soa a pequeno, o que se reflecte no espectro excessivamente de alta frequência. No geral, o altifalante é bom o suficiente para a reprodução de multimédia ocasional, que é o que acontece com os equipamentos da grande maioria dos utilizadores. O conector de 3,5 mm e o Bluetooth reproduzem áudio de forma limpa também.

Bateria

O consumo de energia do View2 Plus é típico de um dispositivo alimentado por um Snapdragon 450. Ele tem uma bateria de 4.000 mAh, que já é um numero interessante para um telefone desta gama. Apos a primeira carga completa, colocou o telefone a correr vídeos de forma seguida, e ele durou uns impressionantes 12 horas e 36 minutos. Isto com Wifi ligado e com o brilho no ecrã a sensivelmente 45%.

No geral, o View2 Plus tem uma excelente duração da bateria graças à sua grande bateria, e certamente irá durar pelo menos um dia completo de uso, mesmo em situações mais intensas e usando as redes móveis.
Ele vem equipado com um carregador de 10W, que demora cerca de duas horas para recarregar totalmente a bateria, e isso significa que não tem qualquer sistema de carregamento rápido.

Veredito Final Wiko View2 Plus

O Wiko View2 Plus é um smartphone que cumpre perfeitamente com aquilo que promete. O dispositivo tem um design moderno e atraente. Além disso, possui um ecrã grande e brilhante que me conseguiu impressionar. Além disso, a bateria deve durar mais de um dia, e o dispositivo tira o máximo proveito de seu processador de baixo custo.

O entalhe pode ser muito imponente para algumas pessoas, mas penso que é tudo uma questão de habito. O seu ponto mais fraco é mesmo as câmaras, que estão um pouco abaixo do que era esperado, não é nada fora do comum para smartphones desta faixa de preço, mas confesso que esperava um pouco mais.

Em suma, a Wiko sabe o que fez, e criou um smartphone de gama média que irá atender as necessidades da maioria das pessoas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.