Wi-Fi Alliance revela oficialmente o padrão Wi-Fi 7

Wi-Fi Alliance revela oficialmente o padrão Wi-Fi 7

8 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Com a abertura das portas da CES 2024, já era esperado que muitos novos anúncios fossem feitos. E um desses anúncios é o do altamente esperado padrão Wi-Fi 7, que agora foi finalmente oficializado. O Wi-Fi Alliance confirmou hoje que o padrão está desbloqueado e começou a certificar dispositivos com suporte para o mesmo.

O comunicado de imprensa do Wi-Fi Alliance afirma que mais de 233 milhões de dispositivos obterão a aprovação da certificação Wi-Fi 7 até o final de 2024. É claro que algumas empresas de routers Wi-Fi, como NETGEAR e outras, começaram a vender o seus produtos Wi-Fi 7 sem certificação oficial há vários meses. Se verificar o logótipo certificado Wi-Fi 7 num produto, isso é uma confirmação de que ele foi aprovado nos requisitos do padrão da Wi-Fi Alliance.

Mas aqui fica o que diz parte do comunicado do Wi-Fi Alliance sobre o Wi-Fi 7

Novos casos de uso – incluindo AR/VR/XR multiutilizador, treino 3D imersivo, jogos eletrónicos, trabalho híbrido, IoT industrial e automotivo – avançarão como resultado da última geração de Wi-Fi. O Wi-Fi CERTIFIED 7 representa o culminar de uma extensa colaboração e inovação dentro da Wi-Fi Alliance, facilitando a interoperabilidade mundial de produtos e um ecossistema de dispositivos robusto e sofisticado.

O maior recurso novo em dispositivos Wi-Fi 7 é o chamado Multi-link Operation ou MLO. Isso permite que esses dispositivos descarreguem, ou carreguem, dados utilizando duas ou mais bandas sem fio associadas. Supõe-se que isso ofereça “maior rendimento, latência reduzida e maior confiabilidade” para ligações Wi-Fi 7.

Outros recursos incluem suporte para canais de 320 MHz (banda de 6 GHz), que é o dobro da maior largura de banda de 160 MHz disponível em dispositivos Wi-Fi mais antigos. Falando nisso, os produtos Wi-Fi 7 são compatíveis com versões anteriores de outros dispositivos que usam o Wi-Fi mais antigo. Os utilizadores não obterão as velocidades mais rápidas com essas ligações, mas as mesmas ainda funcionarão.

Wi-Fi 7

Pode esperar ver hardware Wi-Fi 7 dentro de uma tonelada de novos laptops, smartphones, tablets e headsets VR/AR ainda durante este ano. A Wi-Fi Alliance afirma que 233 milhões de dispositivos baseados nessa tecnologia estarão disponíveis até o final de 2024. Espera-se que esse número se expanda para 2,1 biliões até 2028.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.