Wi-Fi 7 poderá ser tão rápido como o Thunderbolt 3

Wi-Fi 7 poderá ser tão rápido como o Thunderbolt 3

25 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Numa altura em que praticamente todas as fabricantes já estão a utilizar o Wi-Fi 6, é super natural pensar-se no que vem a seguir, que neste caso é o Wi-Fi 7. E se pensa que isso é algo que vai demorar a chegar, então engana-se, já que a Mediatek já fez uma demonstração dessa tecnologia, e que promete velocidades de transferência fenomenais.

O Wi-FI 6, que corresponde ao padrão actual, é teoricamente capaz de atingir 9,6 Gbps. Uma velocidade muito honrosa, e já mais do que suficiente para a maioria do entretenimento doméstico. Mas o principal argumento do futuro padrão Wi-Fi 7 é que ele vai mais uma vez explodir esse tecto para atingir os teóricos 46 Gbps.

Em condições reais, esse valor pode ser em torno dos 40 Gbps. Para colocar esse número impressionante em contexto, isso é mais de quatro vezes a velocidade de uma porta USB 3.1 padrão. Esta também é mais ou menos a velocidade máxima de um cabo Thunderbolt 3… mas aqui sem fios!

Wi-Fi 7

Wi-Fi 7 promete velocidades poderosas

Com velocidades de transferência tão impressionantes, pode-se imaginar o desenvolvimento de um tipo totalmente novo de infraestrutura de rede. Estamos a pensar, por exemplo, em configurações locais de jogos em nuvem como o Concept Nyx que a Dell revelou na última CES. Com 40 Gbps de largura de banda disponível, haverá muito para transmitir localmente todos os melhores jogos do momento sem dificuldade.

Além disso, também poderia aumentar os recursos dos kits de realidade virtual do consumidor. E desta vez penso no imediato em todas aquelas aplicações ligadas directa, ou indirectamente, ao famoso metaverso, que muitas marcas parecem ter pressa em explorar de uma forma ou de outra. Por fim, a organização responsável por estabelecer esses padrões também sugere que o Wi-Fi 7 pode revolucionar o trabalho remoto.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.