Wi-Fi 7 chega este ano, mas nem tudo são boas noticias
25 Agosto, 2023Há muito que o Wi-Fi 7, a próxima geração da rede sem fios, foi oficialmente anunciada, e o mesma parece estar pronta para ver a luz do dia em diversos dispositivos. Contudo, parece que vamos precisar de um sistema operativo muito recente para a utilizar.
Segundo está a ser revelado, o Wi-Fi 7 não será compatível com os dispositivos com Windows 10, e os utilizadores que a quiserem/precisarem de a utilizar, terão de contar no seu dispositivo com o Windows 11 ou uma versão recente do Linux ou ChromeOS.
Essa informação está presente na documentação publicada pela Intel e parece apontar a solução de conectividade Wi-Fi 7 de próxima geração que chegará aos laptops e desktops ainda este ano. Embora existam vários controladores de rede e soluções discretas, a Intel oferecerá Wi-Fi 7 na sua solução discreta Gale Peak 2 “BE200”. Esta solução também contará com controlador Killer 1750X e oferecerá recursos Bluetooth 5.4.
O documento revela vários aspetos para o Wi-FI 7 GaP2 e MtP2, com o primeiro a oferecer taxas de até TCP TPT de 5 Gbps (320M/MSC13) e o último oferece taxas de até TCP TT de 3 Gbps (160M/MSC 13). As soluções serão baseadas numa tecnologia de processo aprimorada, oferecendo um design de energia ativa muito menor. Mas o mais importante é a compatibilidade do sistema operativo.
Conforme mencionado acima, apenas o Windows 11 e as versões atualizadas mais recentes do Linux/Chrome OS são mencionados, o que significa que os utilizadores que executam o Windows 10 não poderão aproveitar o Wi-Fi 7, a menos que atualizem o seu sistema operativo. Isso significa que uma grande parte dos utilizadores que executam o Windows 10 ficará de fora dos recursos de conectividade sem fio mais recentes.
Wi-Fi 7 não funcionará com o Windows 10
A tecnologia Wi-Fi 7 será um importante ponto de venda na próxima plataforma “Core Ultra”. Os processadores Core Ultra de 1ª geração, nome de código Meteor Lake, oferecerão suporte aos seus recursos num novo conjunto de laptops e soluções de mobilidade que serão lançados ainda neste outono. Junto com eles, também vemos diversos fornecedores de motherboards a revelar as suas novas ofertas Z790 com a solução Wi-Fi 7.
A Intel fará parceria com a Microsoft para comercializar fortemente o Windows 11 na suas plataformas mais recentes, mas mudar para uma plataforma totalmente nova é um trabalho cansativo que não é facilitado pela Microsoft. Os utilizadores ainda enfrentam grandes problemas ao atualizar os seus sistemas a partir de cópias mais antigas do Windows e, na maioria das vezes, a licença do sistema operativo mais antigo não garante uma cópia legítima do sistema operativo mais recente. Portanto, embora esteja claro que os fornecedores de software, e hardware, desejam concentrar-se em plataformas mais novas, ainda é uma pena que a grande maioria dos utilizadores fique de fora.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.