O que é o Wi-Fi 6E? Tem vantagens em relação aos seus antecessores?

O que é o Wi-Fi 6E? Tem vantagens em relação aos seus antecessores?

25 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

Em Janeiro a Wi-Fi Alliance, a entidade reguladora das redes Wi-Fi, anunciou que os dispositivos Wi-Fi 6 que podem operar no terceiro espectro de 6GHz serão chamados dispositivos Wi-Fi 6E, para que possam ser diferenciados daqueles que só podem operar nas bandas de 2,4 e 5 GHz. Com o Wi-Fi 6 a operar na mesma frequência dos padrões Wi-Fi mais antigos, como Wi-Fi 4 e Wi-Fi 5, é provável que haja interferência, no entanto, com suporte para os 6GHz, que possui tamanhos de canal mais amplos, haverá menos interferência e velocidades mais rápidas.

O espectro dos 6 GHz resolve o problema de falta de espectro, fornecendo blocos de espectro contíguos para 14 canais adicionais de 80 MHz e 7 canais adicionais de 160 MHz. Esses canais adicionais são exigidos por aplicações de alta largura de banda que precisam de taxa de transferência de dados mais rápida, como streaming de vídeo em alta qualidade, Realidade Aumentada, Realidade Virtual ou os serviços de jogos na nuvem.

Os dispositivos com suporte ao Wi-Fi 6E também poderão oferecer suporte a mais utilizadores em simultâneo, mesmo em áreas muito densas e congestionadas, graças aos canais mais amplos que o 6GHz oferece.

Quando poderemos comprar dispositivos com suporte Wi-Fi 6E?

Os chipsets Wi-Fi 6E primeiro precisam de ser criados. A Broadcom já tem um e diz que o chipset começará a ser enviado para os seus clientes até o final do Outono de 2020. Outros fabricantes provavelmente seguirão o mesmo caminho.

Note no entanto, que alem de um dispositivo com Wi-Fi 6E, como um desktop, um smartphone, uma consola de jogos, etc, precisa de ter router com a mesma especificação. Portanto, embora os routers possam estar disponíveis em breve, dispositivos como telefones e computadores podem demorar um pouco mais a chegar ao mercado.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.