WhatsApp arrepende-se e adia a partilha de dados com o Facebook

WhatsApp arrepende-se e adia a partilha de dados com o Facebook

16 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias revelamos aqui que o WhatsApp mudou os termos da sua aplicação, e o principal objetivo era que a plataforma iniciasse a partilha de dados dos utilizadores. Como deve imaginar, isso criou muita discórdia entre os utilizadores, que rapidamente procuraram alternativas a esta aplicação de mensagem. E claro sinal de que isso está a acontecer, é que nos dias imediatamente a seguir, aplicações como o Telegram e o Signal ganharam milhões de utilizadores.

Agora, provavelmente influenciado pela reclamações dos utilizadores, o WhatsApp revelou que o inicio da partilha de dados com o Facebook foi adiada para o próximo dia 15 de Maio.

WhatsApp adia transferência de dados com o Facebook para 15 de Maio

“Temos ouvido de muitas pessoas como a nossa atualização recente é confusa. Tem havido muita desinformação e queremos ajudar todos a entender os nossos princípios e factos”, diz WhatsApp no seu blog.

A aplicação de mensagens garante que as conversas beneficiam da criptografia de ponta a ponta, o que impede que ela, ou o Facebook, tenham acesso, ou vejam, as suas mensagens. Ela também não tem acesso à localização e não partilha contactos com o Facebook. “Nada muda” , garante WhatsApp.

O que muda neste caso? Aqui fica a explicação do WhatsApp:

Com essa atualização, nada muda. Em vez disso, a atualização inclui novas opções que as pessoas terão para enviar mensagens para uma empresa no WhatsApp. Isso fornece maior transparência sobre como recolhem, e usam os seus dados. Embora nem toda a gente faça compras através do WhatsApp, a empresa controlada pelo Facebook acredita que cada vez mais pessoas escolherão esse caminho no futuro. É importante que as pessoas conheçam esses serviços, e esta atualização não estende a sua capacidade de partilhar dados com o Facebook.

O WhatsApp acrescenta que o necessário será feito na aplicação para melhor orientar os seus utilizadores. O objetivo será dizer que nada mudou no que diz respeito à privacidade.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.