WhatsApp prepara interoperabilidade com aplicações de terceiros

WhatsApp prepara interoperabilidade com aplicações de terceiros

12 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Whatsapp está a preparar-se para oferecer suporte à interoperabilidade de mensagens, a tal ponto que uma nova versão beta da sua aplicação para Android já possui um espaço dedicado para tal.

Segundo está a ser revelado pelo pessoal do WABetainfo, a versão beta 2.23.19.8 do WhatsApp para Android mostra uma nova secção “Chats de terceiros”. No entanto, esta parte da aplicação não está funcional de momento. Este é definitivamente um espaço reservado para adicionar um novo recurso que permitirá que utilizadores de aplicações de mensagens semelhantes enviem mensagens aos utilizadores do WhatsApp.

Isto está ligado à Lei dos Mercados Digitais (DMA) que a Comissão Europeia impõe. Essas leis foram criadas para designar certas aplicações, e serviços online, onipresentes como “gatekeepers”. Estes gatekeepers devem permitir que terceiros interoperem com os seus próprios serviços em determinadas situações específicas.

Por outras palavras, os europeus deverão, no futuro, poder gerir um Messenger, um iMessage e outras conversas através de uma única aplicação, se assim o desejarem. Isso explica os chats de terceiros no WhatsApp beta.

No início deste mês, a Comissão Europeia designou seis empresas e 22 serviços como guardiões digitais. Uma dessas empresas é a Meta, e um desses serviços é o WhatsApp. Essa, e outras aplicações, dessa lista devem cumprir o DMA no prazo de seis meses. Esta é provavelmente a razão pela qual esta nova secção apareceu na versão beta.

WhatsApp pode em breve acomodar mensagens de outras aplicações

Ainda restam dúvidas sobre como esse novo suporte realmente funcionará no WhatsApp. A criptografia ponta a ponta de mensagens é um recurso do serviço apreciado por muitos utilizadores. Adicionar acesso a chats de terceiros, alguns dos quais não utilizam esse tipo de segurança, pode ser um problema.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.