WhatsApp anuncia, e explica, novo recurso de mensagens que se auto-excluem

WhatsApp anuncia, e explica, novo recurso de mensagens que se auto-excluem

3 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

O WhatsApp confirmou oficialmente que está a desenvolver um recurso que fará desaparecer as mensagens na sua plataforma de mensagens. Segundo a página de suporte do WhatsApp, uma vez activo, com esse recurso, as novas mensagens enviadas num chat individual, ou num grupo, desaparecerão ao fim de sete dias.

A empresa de mensagens de propriedade do Facebook destacou ainda que a configuração não vai afectar as mensagens enviadas, ou recebidas, anteriormente num chat. O recurso de mensagem que desaparecem será lançado no WhatsApp para a web, Android, iOS e KaiOS; no entanto, a sua data exacta de disponibilidade permanece incerta.

O WhatsApp explica que esse novo recurso não funcionará apenas com mensagens de texto, mas também pode ser usado ao partilhar ficheiros multimédia, como fotos e vídeos. No entanto, se a mensagem de desaparecimento for encaminhada para um chat, a mensagem de desaparecimento encaminhada não irá desaparecer, alertou a empresa.

Da mesma forma, se um utilizador criar um backup antes que uma mensagem desapareça, a mensagem de desaparecimento será incluída no backup. O WhatsApp também informa que se uma foto, ou vídeo, for enviado com a mesma configuração, mas caso o download automático seja activado, o ficheiro será guardado na galeria do outro utilizador, e desaparecerá do chat específico.

"Quando você responde a uma mensagem, a mensagem inicial é citada. Se responder a uma mensagem que está a desaparecer, o texto citado pode permanecer no chat após sete dias", acrescentou.

WhatsApp mensagens

WhatsApp prepara recurso que fará as mensagens desaparecer  ao fim de 7 dias

A empresa de mensagens de propriedade do Facebook também destaca que as mensagens que desaparecem devem ser enviadas para um utilizador WhatsApp "confiável", pois sempre é possível fazer uma captura de ecrã. No entanto, num chat individual, qualquer um dos utilizadores pode activar, ou desactivar, as mensagens que desaparecem. Ao passo que, num chat em grupo, apenas os administradores do grupo podem activar, ou desactivar, as mensagens que desaparecem. O WhatsApp diz ainda que se um utilizador não abrir a plataforma durante sete dias, a mensagem desaparecerá, embora a sua visualização ainda possa estar visível na barra de notificação.

Conforme mencionado, os detalhes de disponibilidade deste recurso actualmente permanecem obscuros. No entanto, com a página de suporte a mensagens que desaparecem a ser lançada, isso poderá significar que o seu lançamento pode não estar muito longe de acontecer.

O desenvolvimento mais recente chega um ano depois de o recurso ter sido avistado pela primeira vez numa versão beta, para Android. Conforme é relatado pelo pessoal do WABetaInfo, este recurso já tinha aparecido no WhatsApp beta versão 2.19.275 para Android, no ano passado.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.