WeWork prestes a declarar falência
3 Novembro, 2023Outrora defensora dos espaços de coworking flexíveis, a empresa americana WeWork está agora à beira da falência. Se acreditarmos nas fontes do The Wall Street Journal, a WeWork estaria à beira do pedido de falência (Capítulo 11) em Nova Jersey, poucas semanas após a publicação de resultados catastróficos (perdas de quase 400 milhões de dólares no segundo trimestre apenas).
Desde a pandemia da Covid-19, a WeWork tem enfrentado um colapso na procura de espaços de coworking, um descontentamento reforçado pelas dificuldades crescentes de muitas pequenas startups tecnológicas (principais clientes destes espaços). O fim da pandemia e o teletrabalho não permitiram à empresa reconquistar clientes suficientes para evitar uma queda contínua do seu volume de negócios.
Em 30 de outubro, a empresa afirmou ter iniciado discussões com “certas partes interessadas na sua estrutura de capital”, como SoftBank e Goldman Sachs, para melhorar o seu balanço financeiro, uma medida que começou a assustar os investidores.
WeWork perto do abismo
As consequências desses movimentos foram graves, já que as suas ações perderam 47% do seu valor num único dia de negociação, atingindo um novo “mínimo” de 1,27 dólares por ação. A capitalização da empresa é agora de apenas 121 milhões de dólares, muito, muito longe da capitalização de 47 mil milhões de dólares que havia alcançado em 2019.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.