O Waze mandou-o para um caminho errado  e/ou cheio de transito? Entenda o que se passa

O Waze mandou-o para um caminho errado e/ou cheio de transito? Entenda o que se passa

2 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

O Waze é das melhores (se não a melhor) ferramenta de GPS para os condutores, e muito por causa do seu algoritmo altamente eficaz, e capaz de calcular a melhor rota em tempo real. Este algoritmo, e com ajuda da sua excelente comunidade, é capaz de detectar irregularidades no transito, acidentes, congestionamentos, e encontrar uma via alternativa em poucos segundos.

Por mais útil que seja, esse algoritmo pode causar sérios problemas. Neste verão, os utilizadores em Israel tiveram uma experiência horrível com a aplicação, já que a aplicação redireccionou-os sistematicamente para uma cidade a quilómetros de seu destino inicial, não hesitando em dizer que "enlouqueceu".

“Temos um problema com o algoritmo. Quanto mais pessoas servimos, mais ele é afectado”, admite Guy Berkowitz, CEO do Waze.

Waze

Waze admite problemas com o seu algoritmo

Ele explica que o motivo pode ser encontrado no lado da pandemia COVID-19. “O coronavírus colocou-nos numa situação em que temos que reinventar o nosso algoritmo devido aos recentes aumentos significativos no tráfego rodoviário”, diz ele. É por isso que o bug afectou massivamente Israel, mas pode em casos pontuais ter afectado outros locais. É que desde o início da crise de saúde, o país implementou medidas de trânsito muito rígidas.

“A história da estrada - que faz parte do nosso algoritmo - não reflecte mais a realidade”, continua Guy Berkowitz. “Pense numa estrada cuja história mostra que não há engarrafamentos e hoje está lotada. Portanto, o coronavírus matou a nossa história e os algoritmos precisam de mudar e dar muito mais peso ao que está a acontecer em tempo real - e isso nem sempre é verdade, porque o caminho que estamos a mostrar não é necessariamente o caminho mais rápido, mas o indicado pelo Waze”.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.