Wasp Network – Rede de Espiões junta Penélope Cruz e Edgar Ramírez no mesmo filme

15 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Com Penélope Cruz, Edgar Ramírez e Gael García Bernal, ‘Wasp Network – Rede de Espiões’, realizado por Olivier Assayas, conta a história verídica de um grupo de espiões cubanos, baseado no relato do autor Fernando Morais em ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’.

Wasp Network – Rede de Espiões estreia a 8 de Abril

Gerardo Hernandez (Gael García Bernal) lidera um grupo de espiões cubanos exilados em Miami, ao qual se junta o piloto René González (Edgar Ramírez). Fingindo desertar e abandonar a esposa Olga (Penélope Cruz) e a filha, René torna-se um dos agentes pós-castristas que espiam grupos terroristas cubano-americanos com intenção de atacar a república socialista na década de 90.

As complexidades da política moderna, espionagem e terrorismo não são temas novos para Olivier Assayas, nomeado para o Primetime Emmy de Melhor Realizador pela série ‘Carlos’, em 2011, e duas vezes nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, com ‘Agente Infiltrada’ em 2002, e ‘Personal Shopper’ em 2016.

Para a realização de ‘Wasp Network – Rede de Espiões’, Assayas partiu do livro de 2011 ‘Os Últimos Soldados da Guerra Fria’ para contar a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita dos Estados Unidos’, escrito pelo jornalista e político brasileiro Fernando Morais, tendo-se apoiado também em entrevistas e transcrições divulgadas pelos serviços de segurança de Cuba. A parceria com o Estado foi ainda crucial para a rodagem do filme no país, como conta Assayas: ‘Permitiram-nos filmar em bases militares, dentro de aviões, hotéis onde aconteceram bombardeamentos, e até o exterior da Villa Marista, a sede dos Serviços Cubanos de Segurança, um local onde nem as equipas de filmagem cubanas são permitidas’.

Wasp Network

O filme é protagonizado por Édgar Ramírez (nomeado para os Globos de Ouro de Melhor Ator e Melhor Ator Secundário com ‘Carlos’ em 2011, e ‘American Crime Story’ em 2019), Penélope Cruz (vencedora do Óscar e do BAFTA de Melhor Atriz com ‘Vicky Cristina Barcelona’ em 2009, e nomeada para o Óscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Atriz com ‘Voltar’ em 2007), e Gael García Bernal (vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator com a série ‘Mozart in the Jungle’ em 2016). O elenco conta ainda com Ana de Armas (‘Knives Out: Todos São Suspeitos’, ‘Blade Runner 2049’ e ‘O Informador’), Leonardo Sbaraglia (‘Dor e Glória’, ‘O Silêncio do Céu’ e ‘Intacto’) e Wagner Moura (‘Tropa de Elite’, nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Actor em Televisão pela série ‘Narcos’ em 2016).

‘Wasp Network – Rede de Espiões’ foi nomeado para o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza em 2019, e, após exibições em festivais internacionais como os de Toronto, Nova Iorque, São Paulo e Tóquio, o filme estreia em Portugal a 8 de abril.

Sinopse

O piloto cubano René González (Edgar Ramírez) deixa a mulher e a filha na ilha comunista, desertando para os Estados Unidos e iniciando uma nova vida em liberdade no início dos anos 1990. Mas René não é o ambicioso empreendedor que aparenta ser. Unindo forças a um grupo de exilados cubanos no sul da Florida, conhecido como Wasp Network – liderado pelo agente secreto conhecido como Gerardo Hernandez (Gael García Bernal) – torna-se membro de um grupo de espiões pró-castristas incumbido de vigiar e de se infiltrar em grupos terroristas cubano-americanos que tencionam atacar a república socialista. Inspirado na história verídica dos “Cinco Cubanos”, agentes dos serviços secretos, Wasp Network – Rede de Espiões, é um empolgante e sofisticado thriller político que inclui uma vasta galeria de cubanos e exilados cubano-americanos envolvidos numa complexa batalha entre ideologias rivais e lealdades instáveis. Inspirado no livro de Fernando Morais, Os Últimos Soldados da Guerra Fria, o argumentista e realizador Olivier Assayas (Carlos, Personal Shopper) reúne um elenco que inclui Penélope Cruz, Wagner Moura, Ana de Armas e Leonardo Sbaraglia, num explosivo e desenfreado jogo de espionagem e ilusão entre países vizinhos que mantêm até hoje um duelo de décadas.

Pode assistir ao trailer do filme aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.