Vulnerabilidade no Internet Explorer ameaça todos os utilizadores do Windows

15 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

O pesquisador de segurança John Page está actualmente a alertar para uma lacuna no Internet Explorer. Com a ajuda do navegador, os invasores podem copiar ficheiros do sistema e enviá-los para um servidor externo.
Para explorar a lacuna, os criminosos devem fazer a suas vítimas abrirem um ficheiro MHT. Isso pode acontecer, por exemplo, através de spam. Os ficheiros MHT são um formato de arquivo usado pelo Internet Explorer para armazenar sites.

Todos os utilizadores do sistema operativo Windows são afectados

Quando um utilizador deseja abrir o ficheiro MHT, o Internet Explorer é activado automaticamente. O navegador ainda está vinculado ao formato de arquivo. Navegadores modernos geralmente armazenam sites em formato HTML.

A vulnerabilidade teoricamente afecta todos os utilizadores do sistema Windows, uma vez que o Internet Explorer foi incluído em todas as versões do Windows desde 1995. O próprio John Page mostra o a falha num vídeo do YouTube e com o Windows 10. Ele usa a versão mais recente do Internet Explorer, o Internet Explorer 11, com todos os patches de segurança devidamente instalados.

Nenhuma correcção de emergência está planeada

A Microsoft foi informada sobre este assunto no passado dia 27 de março e parece não ter dado muita atenção ao assunto. O Grupo respondeu sobre o mesmo a 10 de abril, respondendo que "uma resolução para esse problema será considerada numa futura versão deste produto ou serviço, quando não forneceremos atualizações contínuas sobre o status desse problema, e nós completamos este caso".

 

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.