Volkswagen apresenta carro voador autónomo
7 Agosto, 2022Quando pensamos em carros voadores, os nomes de Airbus ou Boeing rapidamente vêm à mente. Mas outros grupos também estão a trabalhar nisso, e esse é o caso da Volkswagen. Com a sua subsidiária no sul da Ásia, a marca alemã revelou um automóvel do futuro.
Neste novo conceito, a marca quase centenária apresenta os elementos básicos de um drone eléctrico eVTOL. Este último é capaz de descolar e pousar verticalmente. O conceito é baseado em muito trabalho feito no mundo automotivo, tornando este protótipo um verdadeiro carro voador.
Segundo a Volkswagen, este último seria capaz de transportar quatro pessoas e voar de forma totalmente autónoma. Apelidado de “tigre voador”, este carro poderá estar disponível no mercado dentro de alguns anos, promete Zhou Jin, líder do projecto. Segundo ele, o trabalho com software e P&D acelerou consideravelmente nos últimos anos, e a Volkswagen poderia fazer os seus clientes voarem antes do final da década.
Porque para Jin, as coisas estão claras, carros voadores são o futuro. “A mobilidade vertical provavelmente será uma parte importante do futuro do transporte urbano, e interurbano, nas megacidades chinesas”, afirma Jin. Se ele apenas tomar o Reino do Meio como exemplo na sua explicação, Jin sabe muito bem que um conceito de carro voador pode encontrar clientes em todo o mundo.
Impulsionada por esse aumento de demanda, a marca anunciou que iniciaria voos de teste ainda este ano. No verão de 2023 devem chegar voos mais precisos, permitindo em particular testar a autonomia do dispositivo. A Volkswagen garante que este veículo seria inicialmente um serviço “VIP” para determinados clientes privilegiados.
Volkswagen revelou o “tigre voador”
E tal como já tinha revelado, a Volkswagen não é a única marca interessada neste novo modo de mobilidade. De facto, outros grandes nomes do mundo automóvel estão a trabalhar nos carros voadores. A Renault é um desses casos, a marca já havia trabalhado em 2021 num protótipo: Air4. Este carro era para fazer alusão ao famoso Renault 4L, lançado há 60 anos.
Outras marcas, menos conhecidas do grande público, também concorrem para oferecer um carro voador. Este é particularmente o caso da startup muito promissora Klein Vision, que trabalha no AirCar desde 2017 e o desenvolvimento deu uma guinada nos últimos anos.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.