Volkswagen anuncia o ID 2all: o carro elétrico por menos de 25 mil euros

Volkswagen anuncia o ID 2all: o carro elétrico por menos de 25 mil euros

17 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Tal como estava previsto, a Volkswagen anunciou um novo carro elétrico, que promete ser mais barato e que tem tudo para se tornar o próximo campeão de vendas da empresa. Chama-se Volkswagen ID 2all, um conceito que já sugere as suas intenções a partir do nome: 2all significa claramente “para todos”. E se espera que ele seja “fraquinho” vai ficar surpreendido ao saber que contará com 450km de autonomia, muita tecnologia e 226 cavalos de potência, num carro do tamanho de um Volkswagen Polo.

Ao apresentá-lo, a fabricante esclarece a faixa de preço em que o carro será posicionado: custará menos de 25 mil euros. Mas aguardando o lançamento do Volkswagen ID 2all na versão definitiva, a que veremos na estrada está prevista para 2025, vamos conhecer os seus principais detalhes.

Trata-se de um carro que continua a revolução iniciada com o anterior ID.3, um modelo que foi atualizado com um restyling nos últimos dias. Mas em comparação ele vai destacar-se muito, principalmente por causa do seu preço, quase metade considerando a meta que a Volkswagen se propôs: custar menos de 25.000 euros.

Visto de frente, Volkswagen ID 2all incorpora alguns elementos do Golf 8, como a faixa de LED que une os grupos ópticos, estes últimos semelhantes em forma e tamanho aos do ID.3, embora mais franzidos. Alem disso, o nariz é mais baixo, a secção lateral mais aerodinâmica com cavas das rodas mais largas que lhe conferem uma aparência mais desportiva.

Atrás, destacam-se os grupos óticos que, quanto à frente, se desenvolvem horizontalmente graças a uma larga faixa de LED que une os faróis principais, de formato retangular e com o logótipo vermelho da Volkswagen.

No seu interior teremos direito a um ecrã principal com 12,9 polegadas no centro e um segundo ecrã come 10,9 polegadas localizado atrás do volante, mais retangular com a função de painel de instrumentos (mas não só). O condutor, bem como os passageiros, são envolvidos por várias linhas de LED e luzes ambientais atmosféricas.

Digno de nota é a considerável capacidade de carga do Volkswagen ID 2all, de 490 litros que se transformam em 1330 com o rebatimento dos bancos, além da presença das tecnologias Travel Assist, IQ.LIGHT e Electric Vehicle Route Planner.

Volkswagen anuncia o novo ID 2all

O ID. 2all é o primeiro carro elétrico baseado na plataforma MEB (entrada a versão específica, que vai equipar outros 9 carros elétricos da marca) a ser equipado com tração dianteira, opção que consequentemente torna a bagageira mais espaçosa. O motor tem uma potência de 166 kW ( 226 cavalos ) e é alimentado por uma bateria que promete até 450 km de autonomia no ciclo WLTP.

De resto, este novo carro elétrico da Volkswagen é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, atingir uma velocidade máxima de 160 km/h e recarregar de 10 a 80% em apenas 20 minutos.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.