Vulnerabilidade no Wi-Fi dos iPhones está a causar dores de cabeça aos utilizadores

Vulnerabilidade no Wi-Fi dos iPhones está a causar dores de cabeça aos utilizadores

5 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Aquele que é provavelmente a maior empresa de tecnologia do mundo está a enfrentar um grave problema, que numa fase inicial foi desvalorizado, e que agora está a tornar-se num caso sério. Há algumas semanas, foi revelado que a ligação Wi-Fi dos iPhones, em todo o mundo, sofre de uma vulnerabilidade muito problemática. Numa fase inicial, acha-se que essa falha era muito complicada de se replicar, mas agora tornou-se numa das maiores vulnerabilidades já vistas num smartphone.

Assim, se o seu iPhone se aproximar de uma rede Wi-Fi com um nome estranho, o acesso às funções do Wi-Fi serão completamente bloqueadas. Isso mesmo, se ligar um iPhone a uma rede Wi-Fi com o nome " % p% s% s% s% s% n ", ele vai bloquear todas as funções Wi-Fi do equipamento, sem que haja uma solução fácil para o utilizador. Para voltar a ter acesso às opções, será necessário restaurar as configurações de fábrica do dispositivo.

A solução passa por não tentar ligar o aparelho a uma rede com este nome, algo simples e que não deveria afectar os utilizadores, pelo menos os que estivessem informados. No entanto, agora a coisa vai mais além, o problema pode afectar os utilizadores mesmo que nem sequer tentem ligar à rede. É que foi descoberto que se um iPhone estiver próximo a uma rede Wi-Fi com o nome "% secretclub% power", o mesmo acontecerá: o acesso às funções Wi-Fi serão bloqueadas. A solução? Restaurar as configurações de fábrica, um processo um tanto tedioso para qualquer pessoa.

iPhone 12 bateria Wi-Fi dos iPhones

Wi-Fi dos iPhones com vulnerabilidade muito problemática

O problema é extremamente sério, pois não é necessário ligar-se a qualquer rede, basta que o iPhone passe próximo a uma rede com este nome. Como está constantemente à procura de redes, o dispositivo entra em algum tipo de conflito com o nome, e bloqueia o acesso ao Wi-Fi.

Uma vez bloqueado, não poderá usar o Wi-Fi novamente se não restaurar o iPhone. Parece uma brincadeira, mas a realidade é que não é. Tudo indica que não há nada que os utilizadores possam fazer de momento, embora seja provável que a Apple já esteja a trabalhar nesse problema.

Mas imagine a seguinte situação: Um utilizador com telefone Android, ou com um hotspot, cria uma rede Wi-fi com o nome "% secretclub% power" no seu dispositivo, e deixa a mesma aberta. Depois desloca-se para uma zona que seja frequentada por muitas pessoas, como por exemplo, uma estação de comboio, metro, ou qualquer outro local em que exista possibilidade de ter utilizadores com o iPhone. O resultado? Todos aqueles que tiveram um iPhone com o Wi-Fi ligado (que devem ser a maioria), vão ver o seu equipamento perder todos as funções da rede sem fio, sem se aperceberem. É grave ou não é? A meu ver é mesmo muito grave.

A única forma de tentar minimizar esse problema é simplesmente desligar o Wi-Fi dos iPhones enquanto está fora de uma "zona segura", pelo menos até que a Apple resolva o problema em questão.

VIA

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.