Videojogos: Autoridades policiais desmontam grande rede de Cheaters

Videojogos: Autoridades policiais desmontam grande rede de Cheaters

5 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Recentemente, a polícia chinesa fez uma encerrou as actividades de uma grande rede de cheaters de videojogos que estavam por trás de uma fraude estimada em mais de 76 milhões de dólares.

A polícia de Kunshan foi suportada pela gigante das telecomunicações Tencent, que também é um dos pilares dos videojogos na China. Uma operação conjunta, e coordenada resultou, assim, na prisão de 10 pessoas e na apreensão de 46 milhões de dólares em mercadorias, nomeadamente através de vários automóveis de luxo.

O objectivo era acabar com as actividades de uma das maiores redes de cheating do mundo, chamada "Chicken Drumstick", que vendia ofertas de assinatura para software cheat para diversos jogos. Jogos multijogador como PUBG, Overwatch ou Call of Duty Mobile eram os mais procurados, e também os mais vendidos. As assinaturas variam de 10 a 200 dólares por mês, com vários sites na Internet a oferecer acesso a essas ferramentas em centenas de países. As receitas de rede estimadas ultrapassam 76 milhões.

Para quem não sabe o que estou a falar, cheats são ferramentas que permitem a um jogador obter vantagem sobre os seus adversários. Existem diversos tipos, que vão desde o wallhack, que permite ao jogador ver pelas paredes, ao aimbot, que garante ao jogador uma pontaria que ele nunca conseguiria ter.

jogos da década cheaters

Rede de cheaters de videojogos desmantelada na China

Mas, embora a polícia indique que esta é a maior rede desligada até hoje, esta é realmente apenas uma das centenas que existem e continuam a realizar actividades ilegais.

O facto de este tipo de actividade também estar a tornar-se rentável atrai agora a atenção das autoridades que a veem como uma forma de financiar outras redes criminosas, ou terroristas. Mais do que lutar pela justiça dos jogadores, as autoridades veem nestas actividades não declaradas, uma perda de receitas fiscais, mas também a oportunidade para os criminosos financiarem outras actividades de forma totalmente opaca, e com grande eficiência.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.