Vesa anuncia o novo DisplayPort Alternate Mode 2.0

Vesa anuncia o novo DisplayPort Alternate Mode 2.0

1 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

A Video Electronics Standards Association, mais conhecida como VESA, disponibilizou as características em torno do próximo padrão DisplayPort Alternate Mode 2.0, que nos dá uma ideia precisa do que o USB 4 e o DisplayPort 2.0 trarão. Para quem não sabe, e de modo a explicar de maneira simples, o “Alt Mode” é uma forma de designar a integração do DisplayPort num cabo USB-C.

O DisplayPort 2.0 chegará com uma largura de banda de até 77,4 Gbps, quase três vezes mais do que é disponibilizado actualmente pelo DisplayPort 1.4. Se deixarmos de lado o suporte, é claro, as taxas de actualização mais loucas ou até o HDR, a grande informação é o suporte para a resolução de até 16K. Apesar de não haverem actualmente monitores, pelo menos para o publico em geral, com 16K, a verdade é que ele também permite ter dois monitores com 8K. E o 8K é uma resolução com 7680 × 4320 pixeis, já o  16K conta com o dobro, ou seja, 15360 × 8460 pixeis.

DisplayPort Alternate Mode 2.0

DisplayPort Alternate Mode 2.0 chega já em 2021

A vantagem do Alternate Mode no DisplayPort é sua integração com o que o USB Implementers Forum (USB-IF) oferece e, mais especificamente, com o USB 4, o padrão que vai dominar os próximos anos. Isso é ainda mais importante quando sabe que a Intel também está a esforçar-se para democratizar a tecnologia Thunderbolt, tornando-a gratuita.

De repente, saber que o USB-C é um formato mais do que universal, não faz mais sentido ter um cabo diferente. Os primeiros produtos compatíveis devem chegar já em 2021.

 

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.