Vendas do PlayStation VR2 fracassaram mais do que esperado

Vendas do PlayStation VR2 fracassaram mais do que esperado

30 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Apesar do suporte de marketing (às vezes um pouco extenso demais) de uma armada de influenciadores, o PlayStation VR2 estaria muito longe de ser um sucesso. Segundo está a ser revelado pela Bloomberg, cerca de 270 mil unidades teriam sido vendidos entre 22 de fevereiro (data da sua disponibilidade) e o final de março.

270 mil unidades em quase um mês e meio não é muito e, acima de tudo, está extremamente longe dos objetivos iniciais da Sony Interactive Entertainment, que contava com três milhões de headsets vendidos no primeiro trimestre.

A Sony teria antecipado parcialmente uma falha diminuindo drasticamente as previsões das suas vendas do PlayStation VR2, que passaram posteriormente de 3 para 1 milhão de unidades vendidas na primeiro trimestre. Esse início mais do que lento é ainda mais preocupante porque o período de lançamento geralmente é sinonimo de vendas altas.

Sem grandes jogos para chegar, as vendas do headset podem, portanto, cair ainda mais, e não é certo que a Sony consiga atingir a sua nova meta de vendas para o ano atual, que é, no entanto, apenas de 1,5 milhões de unidades.

Para Francisco Geronimo, VP de Data and Analytics da IDC, já há fogo no lago:

“Desconfio que será necessária uma redução do preço do PSVR 2 para evitar um desastre total do seu novo produto.” E o analista-chefe enumera as muitas razões para este mau arranque, nomeadamente “o aumento do custo de vida, as altas taxas de juro e os numerosos despedimentos”.

Sony só vendeu 270 mil unidades do PlayStation VR2

De fato, o PlayStation VR2 é cara em termos absolutos (600 euros) para um acessório de jogo, mesmo que o preço pareça estar de acordo com os componentes on-board. Adicione a isso um catálogo de jogos composto por 80% dos títulos já presentes no Meta Quest 2, e é o suficiente para deixar o comprador padrão cauteloso…. alem disso, não nos podemos esquecer que é necessário uma PlayStation 5 para utilizar o headset, como tal, o “bundle” é algo verdadeiramente dispendioso.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.