Estarão as vendas do PlayStation VR2 assim tão baixas?

Estarão as vendas do PlayStation VR2 assim tão baixas?

11 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

Nas ultimas semanas têm surgido noticias que dão conta de que as vendas do PlayStation VR2 são muito desanimadoras. Mas será que são assim tão desanimadoras como querem fazer parecer?

Muito provavelmente o numero de headsets VR que a Sony vendeu está muito longe daquele numero que tinha planeado vender, mas será que está assim tão mal em volume de vendas? Segundo as ultimas informações, a Sony vendeu 300 mil unidades do PlayStation VR2 no primeiro mês após o seu lançamento.

Se comparado com as vendas do PlayStation VR original elas parecem estar baixas, uma vez que a Sony vendeu 915 mil unidades desse headset VR nos primeiros 5 meses após o seu lançamento. Isso significa que o VR2 vendeu num mês o equivalente a 1/3 daquilo que o VR original vendeu em 5 meses.

Os números então provam que as vendas não estão assim tão catastróficas como querem fazer parecer. Depois não nos podemos esquecer que para utilizar um PlayStation VR teremos de ter uma consola PlayStation (PS4 para a VR original e a PS5 para o VR2), e quando a VR original foi lançada a PlayStation 4 já contava com 57,3 milhões de unidades vendidas, ou seja, já estava altamente difundida.

Já a PlayStation 5 só à um trimestre tem a sua disponibilização mais ou menos regularizada, e até aqui era extremamente complicado ter acesso à consola, pelo que a base de utilizadores que têm o que é necessário para jogar na PlayStation VR2 é significativamente inferior.

Vendas da PlayStation VR2 abaixo do que era esperado

De qualquer forma, o alto preço da PSVR2 está a fazer com que milhares de utilizadores se afastem do mesmo. Os receios de que os estúdios não deem a devida atenção à mesma é outro dos motivos que levam os utilizadores a afastar-se do mesmo.

Uma coisa parece certa, se a PlayStation baixasse o preço do seu novo headset em cerca de 100 euros, a sua base de jogadores iria crescer significativamente.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.