Veja como o VRR torna os jogos mais rápidos e suaves na PlayStation 5

Veja como o VRR torna os jogos mais rápidos e suaves na PlayStation 5

28 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

VRR oferece melhorias significativas aos jogos da PlayStation 5

Quando a nova geração de consolas foi lançada, no final de 2020, as fabricantes deram muita ênfase às TVs com portas HDMI 2.1, pois prometiam trazer uma tecnologia empolgante para a PlayStation 5, e para a Xbox Series X. O caso da tecnologia VRR (Variable Refresh Rate), melhora o desempenho visual dos jogos, minimizando ou eliminando artefactos visuais, como gagueira e problemas de rasgo de ecrã.

Depois de anunciar a sua chegada em Novembro de 2020, a Sony finalmente revelou há alguns dias que essa tecnologia estava a ser lançada para as consolas, juntamente com a lista de todos os jogos que terão o seu desempenho melhorado após receber uma actualização. A verdade é que muitos utilizadores já podem testar as mudanças trazidas pelo VRR em determinados jogos, e o mínimo que podemos dizer é que os jogadores que mudaram recentemente de televisão, terão uma séria vantagem sobre os outros.

Conforme mostrado no vídeo do canal ElAnalistaDeBits, a tecnologia VRR melhora significativamente a fluidez dos jogos. Anteriormente limitado a 60fps na qualidade “Dynamic 1440p RT Performance Mode”, certos jogos, como o Spider-Man Remastered, Rachet & Clank: Rift Apart ou Spider-Man: Miles Morales agora veem o contador de frames por segundo aumentar significativamente. De facto, a taxa de refrescamento variável sincroniza dinamicamente a taxa de refrescamento do ecrã com a saída de vídeo da PlayStation 5 e, assim, evita todos os problemas de rasgo de imagem ou atraso de entrada que anteriormente poderíamos encontrar. Os jogos compatíveis oferecem, portanto, 10 a 30 FPS adicionais com o VRR.

Nem todos os jogos têm o contador FPS desbloqueado. Este é particularmente o caso de Resident Evil Village ou Astro's Playroom, que ainda estão limitados a 60fps. No entanto, a tecnologia VRR torna os jogos muito mais suaves em áreas onde há muitos elementos no ecrã, sem degradar a qualidade dos gráficos.

Outros jogos ainda não receberam actualizações para aproveitar o VRR, como Elden Ring. Embora o jogo não seja oficialmente suportado, o VRR ainda deve tornar o jogo um pouco mais estável em algumas áreas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.