Vader: um dos maiores serviços de IPTV encerra as suas portas
9 Maio, 2019Não há como negar, nos últimos anos, os serviços de IPTV, piratas, estão cada vez mais a ganhar popularidade entre os utilizadores. No entanto, hoje tenho más notícias, já que o Vader, um dos maiores fornecedores de IPTV, fechou as portas.
O Internet Protocol Television, ou simplesmente IPTV, é agora utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, para aceder aos mais variados canais de televisão. É essa tecnologia que permite que seu fornecedor de serviços de Internet permita que o utilizador visualize pacotes de TV, através de sua Internet.
Mas essa tecnologia também é explorada por empresas que oferecem assinaturas aos seus clientes, permitindo-lhes aceder a listas piratas com canais codificados, pacotes de satélite, canais de todo o mundo por “meia duzia” de euros por mês. O sistema é bastante simples: é um servidor que centraliza os dados de fluxo e transmite os mesmos para os seus clientes. Assim com uma única assinatura legítima, é possivel alimentar o servidor, que por sua vez vai alimentar toda uma comunidade de utilizadores. Fazer uma rápida pesquisa nas redes sociais, ou no Google, facilmente achamos alguem disposto a fornecer esse serviço por alguns euros, raramente chega a €10, por um serviço que habitualmente chega a custar 2 centenas de euros.
Entre os muitos serviços disponíveis no mercado, Vader é, sem dúvida, o mais popular em termos de volume. No entanto, a plataforma anunciou que encerrou as suas portas, evocando fazê-lo sob coação, mas sem revelar as verdadeiras razões.
Segundo o TorrentFreak, Vader terá sido investigado, e os seus administradores foram identificados pelas autoridades. Vader deseja tranquilizar os seus clientes, afirmando que os dados dos seus clientes permanecerão secretos, aconteça o que acontecer, e que todo o arquivo do cliente será limpo.
“Garantiremos que nenhum nome de e-mail, IP, conta + revendedor vai para as mãos erradas. Tudo será limpo e pronto ”, declara o serviço, sem maiores detalhes.
Por enquanto, é impossível saber mais sobre este caso, e nem sequer é possível saber se as pessoas que se inscreveram recentemente, vão ou não ser reembolsadas…. mas é muito complicado que isso aconteça.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.