Utilizadores dispostos a pagar uma assinatura, caso o WhatsApp deixe de ser gratuito

Utilizadores dispostos a pagar uma assinatura, caso o WhatsApp deixe de ser gratuito

7 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

O WhatsApp é garantidamente uma das aplicações para dispositivos móveis, mais usadas do planeta. Independentemente de ser em sistema Android ou iOS, a aplicação que está sob a alçada do Facebook, é amplamente utilizada.

Mas, e se a aplicação deixasse de ser gratuita?

A McGuffin Digital Strategy divulgou os resultados de uma das suas pesquisas, divulgada pelo pessoal do 9To5Mac, para descobrir qual seria a reacção dos utilizadores. Dos 2000 entrevistados, 89% disseram que estariam dispostos a pagar uma taxa mensal para continuar a usar o WhatsApp, se a aplicação de mensagens se transformasse num modelo pago. Esta é a maior taxa entre as 16 aplicações disponibilizadas. Em seguida, temos o Google Drive, o FaceTime e o LinkedIn com 79%, depois o Google Maps e o Tradutor da Google, com 78%.
Uma boa forma de saber qual a aplicação é considerada o mais indispensável. O facto de ser o WhatsApp não é uma surpresa: ela substituiu as aplicações de SMS e tornou-se numa referência mundial para conversar com familiares e/ou amigos. Depois, temos aplicações de produtividade, enquanto as aplicações de relacionamentos e entretenimento são considerados menos vitais.

A McGuffin também perguntou aos entrevistados quanto eles estariam dispostos a pagar mensalmente para aceder às aplicações. E aqui, o ranking está diferente. O YouTube surge em primeiro lugar com uma larga vantagem, com uma média de $4,20/mês. E isso é bom, apesar de já existir o YouTube Premium, que permite o download de vídeos, oferece reprodução em segundo plano, remove anúncios e oferece acesso a um catálogo de conteúdo exclusivo. Em seguida, aparece o Google Maps com uma média de $3,48/mês, logo seguido do Google Drive por $3,31/mês.

Curiosamente, o WhatsApp só chega a um pouco manos de $2,38/mês. Os utilizadores provavelmente concordariam em pagar pelo WhatsApp, mas apenas por uma quantia mais pequena.
Estaria disposto a pagar para continuar a usar uma aplicação que agora tem de forma gratuita? Conte-nos tudo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.