Utilização do ChatGPT cada vez com menos interesse

Utilização do ChatGPT cada vez com menos interesse

14 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Segundo os dados do SimilarWeb, o ChatGPT atrai cada vez menos pessoas, com a inteligência artificial da OpenAI a registar uma queda no seu tráfego pelo terceiro mês consecutivo. As visitas ao site caíram 3,2%, para 1,43 biliões em agosto, depois de terem caído cerca de 10% em cada um dos dois meses anteriores.

O tempo gasto pelos visitantes no chatbot também diminuiu a cada mês desde março, de uma média de 8,7 minutos no site para 7 minutos no site em agosto. Mas, ao mesmo tempo, o número de visitantes únicos em agosto em todo o mundo aumentou de 180 milhões para 180,5 milhões de utilizadores.

A volta às aulas em setembro pode aumentar o tráfego e o uso do ChatGPT. “Os alunos que procuram ajuda com os trabalhos de casa parecem fazer parte da história: a percentagem de utilizadores mais jovens do site caiu durante o verão e agora está a começar a recuperar”, disse David F. Carr da Similarweb.

Alguns concorrentes do ChatGPT, incluindo o chatbot Bard da Google, foram lançados este ano. O Bing, o mecanismo de pesquisa da Microsoft, também oferece um chatbot desenvolvido por ChatGPT com GPT-4.

Utilizadores perdem interesse no ChatGPT?

Além do chatbot, a OpenAI ganha dinheiro a vender o acesso aos seus modelos de IA diretamente para desenvolvedores e empresas, bem como através de uma parceria com a Microsoft, que investiu mais de 10 biliões dólares neste negócio.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.