Utiliza uma aplicação de VPN no seu smartphone? Então deveria ler isto

Utiliza uma aplicação de VPN no seu smartphone? Então deveria ler isto

11 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Pelos mais diversos motivos, as ligações VPN estão a ser utilizadas mais do que nunca. Nem vale a pena referir os motivos do porque isso está a acontecer. A verdade é que a VPN deveria garantir uma maior privacidade de quem a usa, no entanto, diversas aplicações, tanto para Android como para iOS, estão precisamente a fazer o oposto.

Aplicações VPN metem a privacidade dos utilizadores em perigo

O pessoal do BuzzFeed descobriu que uma serie de aplicações de VPN estão a a recolher os dados dos utilizadores e a enviar os mesmos para a “empresa mãe”. Isso é algo que realmente eu já tinha aqui chamado à atenção de que poderia acontecer.

Para ser mais especifico, Mais de 20 aplicações desenvolvidas pela Sensor Tower, e apresentadas na forma de aplicações VPN, e bloqueadores de anúncios, estão a monitorizar o tráfego da Internet dos utilizadores, e a partilhar as informações com o seu proprietário. Essas aplicações já contavam com mais de 35 milhões de downloads, e entre elas temos algumas muito populares, a Luna VPN, AdBlock Focus e Mobile Data. Mas há muitas mais aplicações, e a lista completa pode ser vista aqui:

Aplicações VPN

Essa fuga de dados foi possível graças a um certificado que as aplicações solicitaram que os utilizadores instalassem a partir de um site de terceiros, o que tecnicamente permitiu ao desenvolvedor ignorar as restrições impostas pelas lojas de aplicações.
Entretanto, tanto a Apple como a Google, já removeram a maioria das aplicações das suas lojas, mas continuam as suas investigações sobre outras aplicações. Por sua vez, a Sensor Tower diz que a empresa não recolheu qualquer informação pessoal, ou identificável, dos dispositivos dos utilizadores. Ou seja, a empresa garante que nomes de utilizadores e as passwords são seguras.

E tal como já referi no passado, escolher uma VPN não é necessariamente uma tarefa muito fácil de fazer, especialmente quando instala e activa essa aplicação, já que todo o tráfego da Web é automaticamente roteado através dessa aplicação, e como tal, é muito simples a empresa ter acesso ao mesmo.

Tenha cuidado, utilizar uma VPN para ter mais privacidade, e escolher uma má empresa fornecedora desse serviço não é nada boa ideia.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.