Uptobox: Batalha com autoridades coloca site pirata inacessível
21 Setembro, 2023Uptobox, um site francês utilizado principalmente para descarregar filmes e séries de forma ilegal, deixou de estar acessível após uma batalha policial nas instalações da Scaleway e da OpCore. Segundo está a ser revelado, a operação policial ocorreu no passado dia 19 de setembro com cerca de vinte policiais que chegaram ao local a pedido da Justiça.
Isto segue-se a um ataque dos grandes nomes do cinema, incluindo Disney, Warner Bros, Paramount, Columbia, StudioCanal, bem como Apple e Amazon. Eles querem que o Uptobox seja encerrado porque o site permite downloads ilegais de filmes, séries e muito mais.
Depois de muita investigação para descobrir onde estavam os servidores da Uptobox, as autoridades conseguiram identificar a localização graças a um erro crasso. Aquele que se autodenomina Starouille no X/Twitter, partilhou em 2018 uma foto que permitiu aos investigadores fazer a ligação com os data centers localizados em Vitry-sur-Seine. Após a operação policial, Starouille tornou a sua conta no X/Twitter privada.
O que a polícia está procurando? Esperam obter os nomes dos gestores da Uptobox e que poderão constar dos contratos de aluguer celebrados com a Scaleway, bem como a identidade daqueles que pagam por uma assinatura na plataforma para fazer download a toda velocidade. Estes dados permitirão à indústria cinematográfica quantificar os seus pedidos de indemnização com vista a um julgamento do mérito.
Ao mesmo tempo, a polícia desligou os servidores para que nenhum dado fosse apagado remotamente, e isso explica os motivos pelo qual o site está offline.
No X/Twitter, o Uptobox anunciou que perderam acesso a servidores que contêm ficheiros de utilizadores. O site pirata, porém, garante que a base de dados não foi afetada porque foi realocada. Ao mesmo tempo, a Uptobox anuncia que os servidores que operam o site foram completamente excluídos.
Uptobox novamente na mira das autoridades
O site procura tranquilizar os seus assinantes ao indicar que os seus dados não serão perdidos e que será possível voltar a ter acesso aos ficheiros e contas assim que os servidores forem recuperados… algo que ainda precisa de acontecer.
Esta não é a primeira vez que a Uptobox está na mira das autoridades. Há alguns meses, a justiça tinha solicitado aos diversos operadores para bloquear o acesso ao site pirata. Porém, tratava-se de um bloqueio ao nível do DNS, pelo que bastou alterá-los para que os utilizadores voltassem a ter acesso. Também houve uma nova versão (uptobox.eu em vez de .com) para contornar o bloqueio. Dito isto, os tribunais ordenaram então o bloqueio do site .eu.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Vixe. Tava com tanto link bom do Uptobox guardado, uma pena que isso rolou. Mas mês passado eu baixei muita coisa bacana, (lavei a jega kkkk), só não consegui continuar baixando porque tive problema com minha net nos últimos dias. Seria bom se o servidor voltasse a funcionar intacto, e os arquivos/ficheiros dos usuários fossem restaurados… Mas quem sabe?! Dedos cruzados…
uma coisa é certa: A pirataria nos sites não vaia acabar só por causa de um servidor.. Até pq ainda tem mts outros pra contar história e ocupar lugar desse ai