Universal Music e TikTok em choque e músicas removidas da rede social

Universal Music e TikTok em choque e músicas removidas da rede social

31 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

O Universal Music Group (UMG), aquela que é a maior gravadora mundial, anunciou a retirada das suas músicas da rede social TikTok após o fracasso nas negociações com a plataforma, principalmente sobre a remuneração de artistas e compositores.

Numa carta aberta, a Universal Music acusou o TikTok de “tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela mesma”. Os dois lados discutiram os termos de um novo acordo, com o contrato existente a expirar hoje, e esse acordo não foi renovado. O TikTok reagiu ao dizer que era “triste e dececionante que o Universal Music Group colocasse a sua própria ganância à frente dos interesses dos seus artistas”.

Entre as questões levantadas durante as negociações estavam “compensações adequadas” para artistas e compositores, segurança online para utilizadores, bem como proteção dos artistas contra os danos da inteligência artificial, acrescenta a carta.

Mas à medida que as negociações avançavam, “o TikTok tentou intimidar-nos para que aceitássemos um acordo de valor inferior ao acordo anterior, bem abaixo do valor justo de mercado e não refletindo o seu crescimento exponencial”, disse a Universal. A gravadora acrescenta que o TikTok ofereceu-se para pagar “uma taxa que é apenas uma fração da taxa paga pelas principais plataformas em situação semelhante”.

TikTok

É o fim das musicas da Universal Music do TikTok

Chamando as declarações da Universal de "falsas", o TikTok acredita que o grupo "optou por se afastar do poderoso apoio de uma plataforma que tem mais de um bilião de utilizadores e que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos".

A remoção da música do TikTok ocorre a partir de hoje, e até chegarem a um acordo (se é que chegarão), as musicas em questão não estarão disponíveis.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.