União Europeia investiga práticas de recolha de dados da Google

União Europeia investiga práticas de recolha de dados da Google

2 Dezembro, 2019 0 Por Joel Pinto

Quando todos pensávamos que os reguladores antitruste da União Europeia já tinham terminado a investigação sobre as práticas da Google, eis que a Comissão Europeia informa a Agência Reuters, num comunicado, que está a conduzir uma "investigação preliminar" sobre a recolha de dados, por parte do gigante das pesquisas.

União Europeia volta a investigar a Google

Embora não tenha entrado em detalhes, um documento que recentemente apareceu na Web, indicava que os focos estavam na pesquisa local, anúncios (incluindo a segmentação de anúncios), serviços de login e navegadores da web, entre "outros". Por outras palavras, essa investigação é sobre o núcleo duro, dos negócios da Google.

Após ter sido solicitado comentários à Google, esta explicou que usa dados para melhorar os seus serviços e dá aos utilizadores controlos para gerir, e excluir, as suas informações.

Uma investigação não garante necessariamente que a UE arquive um caso antitruste. No entanto, as autoridades já aplicaram ao Google mais de 8 biliões de euros em multas por alegações de contratos de anúncios restritivos, políticas anticompetitivas do sistema operativo Android, e reivindicações semelhantes. Não seria chocante se a Comissão descobrisse problemas com os métodos de recolha de dados, especialmente quando os mesmos reguladores dos já multaram a Google por violações do GDPR.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.