União Europeia quer proteger melhor os clientes nas compras online

União Europeia quer proteger melhor os clientes nas compras online

30 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Na União Europeia, os consumidores devem estar mais protegidos quando compram online. O objetivo é que os lojistas assumam mais responsabilidade quando há recalls ou falta de stock na cadeia de suprimentos. As novas regras também visam mercadorias entregues de países fora da UE, mas vendidas, por exemplo, em mercados como o da Amazon.

Provavelmente também sabe disso: quando navega na Amazon e coloca algo no carrinho de compras, não olha muito de perto e percebe que obteve um item do Marketplace. Mesmo com revendedores com nomes que soam familiares, muitas vezes vale a pena dar uma olho na marca. Endereços de empresas geralmente podem ser encontrados na China, por exemplo.

E segundo o Comite de Mercado Interno do Parlamento da União Europeia, isso significa que os produtos que não foram adequadamente testados, ou não atendem aos padrões locais, acabam regularmente no mercado interno da União Europeia.

Portanto, no futuro, deve haver uma revisão por parte dos responsáveis. Eles devem garantir que os fabricantes forneçam informações corretas sobre as normas de segurança da UE ou que sejam cumpridas.

União Europeia quer proteger os clientes nas compras online

Facebook União Europeia

Se ocorrer um dano, a intenção é introduzir uma obrigação de responsabilidade. Além disso, deve haver períodos de garantia estendidos para que os compradores tenham a oportunidade de substituir os produtos contestados.

Mas tudo soa um pouco vago, no entanto, tudo ainda precisa de ser formalmente aprovado pelos estados membros da UE e pelo Parlamento Europeu. Certamente ouviremos algo sobre as consequências mais concretas. As novas regras entrariam em vigor após um período transitório de 18 meses.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.