União Europeia abre novo processo contra o X

União Europeia abre novo processo contra o X

18 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Segundo está a ser avançado pela agência Reuters, a União Europeia iniciou hoje um novo processo oficial de infração contra a rede social X. O motivo é a suspeita de violação de obrigações no âmbito da primeira investigação da Lei dos Serviços Digitais (DSA).

A legislação, que entrou em vigor em Novembro do ano passado, exige que os principais serviços online e motores de pesquisa intensifiquem os seus esforços contra conteúdos ilegais e riscos para a segurança pública, bem como proteções reforçadas contra práticas de manipulação.

Segundo a União Europeia, o foco do processo é conter a propagação de conteúdos ilegais dentro da UE. Além disso, serão examinadas a eficácia das contramedidas à manipulação de informações, especialmente através do sistema de “notas da comunidade”, e os esforços do X para aumentar a transparência de sua plataforma.

O processo da União Europeia concentra-se nas seguintes áreas:

  • Cumprimento das obrigações do DSA relacionadas ao combate à disseminação de conteúdo ilegal na UE, especialmente no que diz respeito à avaliação de risco.
  • A Eficácia das medidas para combater a manipulação de informações na plataforma, principalmente a eficácia da chamada “comunidade” de X Notes sistema na UE e a eficácia das medidas políticas associadas para reduzir os riscos para o discurso civil e os processos eleitorais.
  • As medidas que X tomou para aumentar a transparência da sua plataforma. A investigação diz respeito a supostas deficiências na concessão de acesso aos dados publicamente disponíveis no X, segundo o Artigo 40 do DSA, bem como deficiências no repositório de anúncios do X.
  • Suspeita design enganoso da interface do utilizador, principalmente relacionada a marcas de seleção associadas a determinados produtos de assinatura, os chamados Blue Checks.

Resumindo, a plataforma de Elon Musk parece que vai voltar a enfrentar alguns problemas na União Europeia, e provavelmente uma avultada multa será aplicada caso se confirmem as suspeitas.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.