União Europeia preocupada com Escassez de chips electrónicos e promete medidas

União Europeia preocupada com Escassez de chips electrónicos e promete medidas

31 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

A escassez de componentes é cada vez mais uma preocupação, e ciente dessa situação, a União Europeia está prestes a divulgar o seu plano para quadruplicar a produção europeia de chips electrónicos, e até 2030.

“Esta é uma iniciativa importante para a nossa indústria e crucial do ponto de vista geopolítico”, revela Thierry Breton, Comissário do Mercado Interno. “Queremos atingir 20% da produção global até 2030, sabendo que o mercado deve dobrar até lá para chegar a um trilião de dólares. Para a Europa, portanto, trata-se de quadruplicar a nossa própria produção”, disse o comissário numa entrevista a vários jornais europeus.

A economia global está a passar por uma escassez de semicondutores, cuja demanda é impulsionada pela crescente digitalização das actividades. Financiado em parte por fundos europeus, este projecto assumirá a forma de um Chips Act, que a Comissão Europeia está prestes a propor para pôr em prática um “novo quadro para facilitar os auxílios estatais à produção de semicondutores”.

União Europeia

União Europeia quer quadruplicar a produção de semicondutores

“O auxílio não será concedido para financiar um simples aumento das actuais linhas de produção para fazer face à actual escassez. Por outro lado, para apoiar a inovação e a produção de chips de nova geração – o mercado do futuro – a Europa estará lá”, garantiu Thierry Breton. Ele pretende fazer da União Europeia a “líder nas próximas gerações de chips com menos de cinco nanômetros. Até menos de dois nanômetros”.

Este anúncio ocorre no momento em que os Ministros da Indústria europeus reúnem-se hoje em Lens como parte da Presidência francesa do Conselho da União Europeia.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.