União Europeia prepara embargo total à Huawei

União Europeia prepara embargo total à Huawei

7 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

A Huawei poderá muito em breve sofrer um segundo golpe no espaço de apenas alguns anos. Depois do embargo imposto pela administração Trump, em 2019, que continua a custar muito caro à empresa chinesa e aos seus sócios, chegou a vez da União Europeia ponderar uma sanção semelhante.

Atualmente, apenas um terço dos países membros proibiu a venda de infraestrutura 5G ao grupo, mas segundo parece esse numero "não é suficiente", pelo menos a acreditar nas palavras do comissário Thierry Breton.

No entanto, desde 2020, a Comissão Europeia insta os seus membros a impor sanções mais duras à Huawei, ainda e sempre suspeita de espionagem em nome do governo chinês. Por enquanto, são apenas recomendações. Mas, segundo novas informações obtidas pelo Financial Times, essas recomendações podem muito em breve tornar-se numa obrigação.

De fato, dizem que estão em andamento discussões dentro da Comissão para estabelecer um embargo unificado, forçando assim países relutantes a aderir ao bloqueio geral. A empresa chinesa não será a única visada, uma vez que a medida proibiria a venda de infraestruturas sensíveis a todas as empresas chinesas que apresentassem risco para a segurança da União Europeia.

Huawei com vida complicada na União Europeia

“Avaliar os riscos de segurança cibernética sem aderir aos padrões de tecnologia ou excluir determinados fornecedores do sistema sem a devida avaliação tecnológica viola os princípios de justiça e não discriminação, bem como as leis e regulamentos da União Europeia e os seus Estados-Membros", reagiu a Huawei antes de lembrar que "nenhum tribunal jamais concluiu que a Huawei se envolveu em roubo malicioso de propriedade intelectual, nem exigiu que a Huawei pagasse danos por violação da propriedade intelectual de terceiros."

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.