Ultra HDR chega ao Google Fotos com o Android 14
1 Setembro, 2023Se há algo realmente melhor que HDR é o Ultra HDR. A tecnologia fotográfica foi anunciada em maio passado no Google I/O e chegará com o Android 14. O que exatamente isso muda? A empresa promete-nos imagens mais realistas, mais brilhantes e mais coloridas do que aquelas na faixa dinâmica padrão.
Mas este também é o caso do HDR “clássico”. A novidade é que uma foto Ultra HDR será exibida como está em smartphones compatíveis. Como isso requer uma certa tecnologia de ecrã, o Ultra HDR provavelmente será reservado para modelos de última geração como o Pixel 8 ou Galaxy S24. Por outro lado, será ativo por padrão no Google Fotos, inicialmente a única aplicação com suporte de sistema. A atualização mais recente, coma versão 6.51.0.561138754, prepara o terreno com estas menções inequívocas no seu código:
- Ultra HDR desativado
- UltraHdrPreviewFragmento
- EDITOR_ULTRA_HDR_PREVIEW
- fotos_mediadetails_details_ultra_hdr
A aplicação irá, portanto, suportar a exibição de fotos nesse modo, mas também guardar, editar, partilhar e até descarregar as mesmas.
Google Fotos vai ativar por padrão o Ultra HDR no Android 14
Se não possui um smartphone adequado, não se preocupe. A Google pensou nisso: a tecnologia Ultra HDR é compatível com versões anteriores. Concretamente: todas as aplicações (Google Fotos, mas também outras galerias) que não o suportam exibirão imagens em formato JPEG, em SDR (Standard Dynamic Range). Os programadores de aplicações de terceiros têm a opção de integrar, ou não, o suporte para esse modo.
Com esta atualização do Google Fotos, o Ultra HDR está a caminho de estar disponível a partir do lançamento do Android 14, cuja chegada é iminente. A grande incógnita continua a ser a lista de smartphones compatíveis. Certamente podemos adivinhar alguns, mas uma lista mais precisa poderia ajudar os entusiastas da fotografia na escolha do seu futuro dispositivo. Esperemos que não demore muito.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.