Ultima hora: Apple bane o Fortnite da APP Store

Ultima hora: Apple bane o Fortnite da APP Store

13 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

Há algumas horas tinha anunciado esta possibilidade aqui, e o que tinha previsto aconteceu mesmo, a Apple baniu o Fortnite da App Store.

De forma a contornar a taxa de 30%, cobrada pela Apple, de todas as cobranças nas aplicações disponibilizadas na App Store, a Epic Games decidiu arranjar um método de pagamento para a compra de Vbucks, que fazia com que os utilizadores comprassem os mesmos directamente à Epic Games, e assim evitar o pagamento de 30% à Apple. A Apple apercebeu-se da "jogada" e acabou de banir o jogo da loja de aplicações do iPhone.

Esta decisão marca uma escalada significativa na rivalidade entre a Epic e um dos mercados de software móvel mais dominantes do mundo. Ele também chega num momento especialmente tenso para a Apple, já que a fabricante do iPhone aborda as preocupações antitruste sobre a operação da App Store e as regras que impõe a certos programadores.

Waffles Fortnite

Fortnite banido da App Store pela Apple

A Apple revelou num comunicado ao pessoal do The Verge que planeia trabalhar com a Epic para "resolver essas violações", mas que não tem intenção de criar um "acordo especial" para a empresa. Aqui fica a declaração:

Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as directrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os programadores, e projectadas, para manter a loja segura para os nossos utilizadores. Como resultado, a sua aplicação Fortnite foi removida da loja. A Epic habilitou um recurso na sua aplicação que não foi revista, ou aprovada, pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as directrizes da App Store em relação aos pagamentos na aplicação que se aplicam a todos os programadores que vendem produtos ou serviços digitais.

A Epic tem aplicações na App Store há uma década e tem beneficiado do ecossistema da App Store - incluindo as suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os programadores. A Epic concordou com os termos, e directrizes, da App Store livremente e estamos felizes por terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O facto de que os seus interesses comerciais agora os levam a pressionar por um acordo especial não muda o facto de que essas directrizes criam condições equitativas para todos os programadores e tornam a loja segura para todos os utilizadores. Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.

Em termos práticos, a partir de agora, aqueles que já descarregaram o Fortnite no iOS ainda podem aceder ao jogo, já que apenas novos downloads não são possíveis de serem executados, como resultado do banimento da App Store.

Aqueles que não possuem a ultima actualização do jogo, ou ainda não possuem o jogo instalado no seu equipamento, não serão capazes de jogar no seu iPhone, ou iPad, e pelo menos até que o jogo volte à App Store.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.