Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) está finalmente disponível: conheça as novidades

Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu) está finalmente disponível: conheça as novidades

21 Outubro, 2022 1 Por Joel Pinto

O Ubuntu 22.10, a versão mais recente da popular distribuição Linux , finalmente foi lançada numa versão estável. E como era de esperar, entre os novos recursos temos o Gnome 43, mas também temos uma aplicação Steam melhorada e suporte RISC-V.

O Kinetic Kudu não é uma versão LTS, por isso recebe suporte por nove meses, após o que é recomendado atualizar para a próxima versão, porém a principal novidade é o Gnome 43.

O novo ambiente de desktop apresenta várias melhorias, incluindo configurações rápidas para Wi-Fi, modo escuro, modos de energia e alternância entre diferentes redes e dispositivos de áudio.

O gestor de ficheiros Nautilus também foi completamente renovado, também o desempenho geral do sistema foi melhorado, que agora inclui descompactação multi-thread para melhorar o desempenho do snap de desktop multi-core, além de suporte para as arquiteturas mais recentes, sejam da Intel ou da AMD.

Como os jogos Linux vêm crescendo em popularidade, principalmente desde o lançamento do Steam Deck, o Steam Snap agora vem com a versão mais recente do Mesa, uma biblioteca gráfica de código aberto que inclui OpenGL, OpenCL, Vulkan e muito mais em um pacote.

Ubuntu 22.10

Ubuntu 22.10 já está disponível para download

O Ubuntu 22.10 também apresenta várias otimizações para dispositivos Raspberry Pi e suporte melhorado para processadores RISC-V.

Por fim, a nova versão do Ubuntu também apresenta atualizações do compilador para Rust, Go e outras linguagens de programação e prepara o terreno para uma nova geração de IoT fácil de usar e altamente segura.

O Ubuntu 22.10 pode ser instalado em sistemas de arquitetura x86, Arm ou RISC-V compatíveis. Para mais informações e download só precisa de visitar o site oficial aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.