Twitter suspende contas de vários jornalistas que seguem Elon Musk

Twitter suspende contas de vários jornalistas que seguem Elon Musk

16 Dezembro, 2022 0 Por Joel Pinto

O Twitter suspendeu as contas de vários jornalistas que faziam a cobertura da rede social e do seu novo dono, Elon Musk. Alguns dos repórteres twittaram sobre a decisão do Twitter de suspender a conta @ElonJetque informava automaticamente as rotas do jato particular de Elon Musk.

Entre os jornalistas suspensos estão funcionários da CNN, do New York Times ou do Washington Post, sendo outros jornalistas independentes.

“A suspensão impulsiva e injustificada de vários repórteres como (repórter da CNN) Donie O’Sullivan é perturbadora, mas não surpreendente,” reagiu num comunicado de imprensa do canal americano. “A crescente instabilidade e volatilidade do Twitter é uma preocupação particular para qualquer um que use a plataforma. Pedimos uma explicação ao Twitter e reavaliaremos o nosso relacionamento com base nessa resposta”, acrescentou a CNN.

Elon Musk twittou na passada quarta-feira que um carro em Los Angeles, com o seu filho, havia sido rastreado por “um perseguidor maluco” e parecia apontar o rastreamento do seu jato particular como o motivo. Ele anunciou neste tweet que iria processar a pessoa por trás da agora suspensa conta @ElonJet.

Criado por um estudante e seguido por cerca de 500.000 pessoas, o @ElonJet usou dados públicos para indicar automaticamente quando e onde o dispositivo do chefe da SpaceX e da Tesla descolou e pousou.

Twitter começa a fazer pressão sobre os jornalistas

jornalistas

O Twitter comunicou posteriormente que a sua política agora bania a maioria dos tweets que mostravam a localização de alguém em tempo real.

“Publicar a localização de alguém em tempo real viola os regulamentos de doxing, mas publicar offline é permitido”, tuitou Elon Musk esta semana. No entanto, Elon Musk havia prometido não tocar na conta @ElonJet quando chegou à cabeça do Twitter.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.