Twitter corre sérios riscos de ser banido da União Europeia

Twitter corre sérios riscos de ser banido da União Europeia

30 Maio, 2023 0 Por Sandro Sotto

Ontem revelamos aqui que o Twitter tinha anunciado o facto de ter "rasgado" o código de conduta que tinha com a União Europeia e com outros gigantes da tecnologia. Em resposta a essa situação, o ministro Francês do Digital revelou que caso a rede social não cumpra as regras locais, será banida de toda a União Europeia.

"O Twitter, se não cumprir as nossas regras, será banido, em caso de reincidência, da União Europeia", revelou Jean-Noël Barrot, Ministro Delegado responsável pela Transição Digital e Telecomunicações.

“O Twitter tem um papel importante no debate público, mas não podemos correr o risco de que uma rede social como eles fiquem reféns dos proponentes da desinformação e que, consequentemente, o nosso debate público, a nossa democracia sejam afetados”, insistiu Jean- Noel Barrot. "É por isso que temos regras claras e o Twitter terá que segui-las", acrescentou.

Questionado sobre os futuros regulamentos europeus sobre inteligência artificial generativa (o AI Act) atualmente em discussão, o ministro francês, embora reconhecendo a necessidade de "dar um enquadramento" ao desenvolvimento da IA, abordou o posicionamento do Parlamento Europeu que arrisca " tirar a União Europeia da história tecnológica".

Twitter tem de cumprir as regras da União Europeia

“Nesta fase, a posição do Parlamento Europeu é excessiva porque impõe obrigações de auditoria, obrigações de transparência que são excessivas para este tipo de modelo”, à semelhança do ChatGPT, estimou.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.