Twitter está a ser acusado de manipulação pelo seu ex-chefe de segurança

Twitter está a ser acusado de manipulação pelo seu ex-chefe de segurança

25 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Peiter Zatko, ex-chefe de segurança da rede social Twitter, acusa a rede social de ter ocultado vulnerabilidades no seu sistema de protecção, e mentido sobre a sua luta contra contas falsas, no centro de uma disputa judicial entre a rede social e Elon Musk.

Num documento de 84 páginas endereçado à SEC (regulador do mercado de acções americano), ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) e à autoridade de concorrência americana (FTC), Peiter Zatko denuncia "falhas graves e chocantes, ignorância intencional e ameaças à segurança nacional e à democracia".

O Twitter reagiu e garantiu que a segurança e protecção de dados estavam entre as suas prioridades. Para o grupo, a denúncia está "repleta de inconsistências e imprecisões". A empresa também acusou o seu ex-gerente de oportunismo visando "prejudicar o Twitter, e os seus clientes e accionistas".

Na denúncia, Peiter Zatko menciona servidores obsoletos, softwares vulneráveis ​​a ataques de computador e alega que executivos da rede social tentaram esconder o número de tentativas de hackers das autoridades e membros do conselho dos EUA.

Twitter
Peiter Zatko

Peiter Zatko aponta o dedo ao Twitter

Ele também afirma que a empresa priorizou consistentemente o crescimento da sua base de utilizadores em vez de combater spam e bots. O ex-gerente descreve como mentira um tweet publicado em maio pelo chefe da plataforma, Parag Agrawal, no qual o líder garantiu que o Twitter estava a fazer tudo para detectar e remover o spam o mais rápido possível.

O Twitter despediu Peiter Zatko em Janeiro por "liderança ineficaz e mau desempenho". Ex-hacker conhecido pelo apelido de "Mudge", foi contratado no final de 2020 pelo cofundador e ex-chefe do Twitter, Jack Dorsey, após o mesmo ter hackeado contas de muitas personalidades, como Joe Biden, Barack Obama, Elon Musk, Jeff Bezos, Kim Kardashian, e muitas outras.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.