Tudo o que precisa de saber sobre o SU7: O primeiro carro da Xiaomi
29 Dezembro, 2023Ontem revelamos aqui a oficialização do Xiaomi SU7, o primeiro veiculo elétrico da empresa. Um sedã muito tecnológico e desportivo, equipado na versão mais alta com dois motores com potência máxima de 673 cavalos… mas que ainda não sabemos se será comercializado por cá.
Todos os detalhes do Xiaomi SU7
Vamos começar por falar no design do Xiaomi SU7, aspeto já parcialmente antecipado pela empresa chinesa. É um sedã desportivo com 5 portas e um coeficiente aerodinâmico particularmente baixo de apenas 0,195, o que beneficia o desempenho e é especialmente útil para manter baixos os consumos.
A frente do carro é baixa e larga, com os conjuntos de luzes em forma de lágrima colocados nos limites externos da frente, também claramente visíveis na secção lateral, com faróis adaptativos Matrix LED no interior; atrás da iluminação é garantida por uma única secção que cobre toda a largura da traseira do carro, abraçando a escrita Xiaomi e o spoiler traseiro retrátil. Acima de tudo, a secção traseira é muito desportiva, também graças às entradas de ar reais e à baixa distância ao solo do carro.
Visto de lado, é possível perceber a atenção que os técnicos da Xiaomi têm dedicado aos cuidados aerodinâmicos, com a linha do teto inclinada na traseira, as maçanetas das portas niveladas e os recessos do capot, notáveis em comparação com as secções laterais que terminam na luz frente dos aglomerados.
O site da fabricante não dá informações relativas às dimensões do Xiaomi SU7, mas os dados não oficiais falam de um carro com 499,7 cm de comprimento, 196,3 cm de largura e 144 cm de altura. O carro vem em 3 cores: azul claro com detalhes em verde, cinza claro e verde oliva metálico.
O design interior é minimalista e elegante, com bancos desportivos ventilados e aquecidos, volante de três raios em forma de D e painel de instrumentos repleto de elementos suaves e arredondados. Mas sendo fruto de uma empresa famosa pela produção de smartphones e diversos produtos eletrónicos de consumo, é razoável esperar muita tecnologia a bordo deste Xiaomi SU7 que, de fato, não dececiona. No centro do painel, mas destacado, há um grande ecrã 3K 16:10 de 16,1 polegadas com um Head-up Display de 56 polegadas atrás que cobre boa parte do para-brisa para mostrar algumas informações úteis durante a condução. Para quem está sentado atrás, há mais dois ecrãs/tablets penduradas na parte traseira dos encostos de cabeça dianteiros.
O sistema de infoentretenimento do Xiaomi SU7 é baseado no HyperOS, o sistema operativo lançado em outubro de 2023 e disponível em diversas versões em smartphones, tablets e outros produtos. A interface do carro possui os mesmos personagens, ícones e animações das versões mobile, suporta multitarefa e atualizações de software via OTA, espelhamento de ecrã do telefone, gestão de dispositivos domésticos inteligentes Mijia, adição de tablets como ecrãs extras para o carro, e outras funções.
Xiaomi Pilot é o sistema de condução inteligente do SU7, desenvolvido internamente pela Xiaomi e baseado em dois chips NVIDIA DRIVE Orin e numa vasta gama de câmaras, sistema de zoom adaptativo, radar e instrumentos LIDAR para deteção do espaço envolvente.
Apesar do tamanho de um sedan, o desempenho do Xiaomi SU7 é o de um supercarro. Isto é demonstrado pelos 2,78 segundos necessários para acelerar de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima de 265km/h, graças aos 673 cavalos de potência e ao torque máximo de 838 Nm da versão com tração integral e motor duplo, conhecido como Max. A versão com tração traseira e motor único tem uma potência de 299 cavalos e 400 Nm de torque máximo: acelera de 0 a 100 km/h em 5,28 segundos e atinge uma velocidade máxima de 210km/h.
Como previsto, o Xiaomi SU7 é construído sobre uma plataforma com arquitetura de 800 Volts e possui bateria de 101 kWh da CATL na versão Max, 73,6 kWh para o modelo básico com motor único: respetivamente prometem até 800 km de autonomia com uma única carga e até 668 km, em ambos os casos segundo o ciclo CLTC chinês, mais generoso que o nosso WLTP. Os tempos de carregamento também merecem destaque: até 220 km (CLTC) em 5 minutos, conforme declarado pela fabricante.
O Xiaomi SU7, segundo o que surgiu nestas primeiras horas de vida do carro, deverá estar disponível no mercado chinês a partir do próximo ano com o início da produção em massa. O objetivo declarado durante a apresentação de Lei Jun, CEO da Xiaomi, é tornar-se uma das 5 fabricantes de automóveis mais importantes do mundo nos próximos 15/20 anos. No entanto, de momento a empresa não partilhou informações relativas a preços e possível marketing europeu do mesmo.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.