TSMC avança com uma fábrica na Europa
8 Agosto, 2023A TSMC deu luz verde para a instalação daquela que será s sua primeira fábrica europeia em Dresden, no leste da Alemanha, com o apoio financeiro do governo alemão. O conselho de administração da TSMC, aquela que é a maior fabricante mundial de semicondutores, reúne-se hoje para formalizar esta decisão esperada há meses.
Será a primeira fábrica da TSMC na Europa, já que os países ocidentais esforçam-se para aumentar o seu controlo sobre o fabrico desses componentes cruciais para produzir tudo, desde laptops a carros e mísseis.
As tensões entre a China e Taiwan, onde a TSMC está sediada, aumentaram as preocupações em torno do fornecimento global de microchips. Segundo está a ser avançado, a fabricante taiwanesa pretende investir dez biliões de euros na região de Dresden, reduto da indústria de semicondutores na Europa. A fábrica será operada por uma joint venture que a empresa formará com outros três sócios: a holandesa NXP e as alemãs Infineon e Bosch com 10% cada. O Estado alemão deve investir cinco biliões de euros em subsídios através do fundo federal de clima e transformação.
A Alemanha quer ser a ponta de lança do movimento que visa aumentar a soberania europeia na produção de chips, especialmente porque a primeira economia europeia procura garantir as bases para um renascimento industrial. O país tinha anunciado em meados de junho que iria aumentar para quase 10 biliões de euros o subsídio à Intel, que está a construir uma nova fábrica em Magdeburg.
TSMC vai montar uma fábrica na Alemanha
Além da Intel, a alemã Infineon lançou recentemente a construção de uma nova fábrica de semicondutores em Dresden – um projeto no valor de 5 biliões de euros – e a americana Wolfspeed anunciou um grande investimento no oeste da Alemanha.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.