Trump reverte discurso e permite que Microsoft adquira o TikTok

Trump reverte discurso e permite que Microsoft adquira o TikTok

5 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

O presidente dos Estado Unidos, Donald Trump, aprovou o facto de a Microsoft poder adquirir o TikTok, e os seus primeiros comentários públicos sobre a popular aplicação de vídeos, de propriedade chinesa, depois de ter ameaçado publicamente que bania a mesma, totalmente dos Estados Unidos.

Na Casa Branca, na passada segunda-feira, Trump disse que o TikTok seria encerrado a 15 de Setembro, a menos que a Microsoft, ou outra empresa o comprasse, e que ele sugeriu numa ligação que fez neste fim de semana para o executivo-chefe da Microsoft com um: “siga em frente com o aquisição”.

“Não pode ser controlado por razões de segurança pela China”, disse Trump sobre a TikTok, acrescentando que não se importa que a Microsoft, ou outra empresa muito segura, e “muito americana” a compre. Trump disse que essa compra canalizaria uma grande quantia de dinheiro para a China e argumentou que os Estados Unidos deveriam receber dinheiro em troca de permitir que o acordo acontecesse, sem explicar como isso funcionaria.

“Uma parte muito substancial desse preço terá que ser depositada no Tesouro dos Estados Unidos, porque estamos a possibilitar que esse acordo aconteça”, disse Trump.

TikTok Microsoft

Microsoft tem luz verde para adquirir o TikTok

Os seus comentários indicaram pelo menos uma suspensão temporária do TikTok, que está sob escrutínio em Washington por causa da sua propriedade na China, pode acontecer em breve. Funcionários do governo de Trump e parlamentares de ambas as partes argumentaram que a aplicação, conhecida por vídeos de dança e outros clipes virais divertidos, poderia representar uma ameaça à segurança nacional, potencialmente dando ao governo chinês acesso a grandes quantidades de dados dos utilizadores americanos.

Os executivos do TikTok insistiram que ela não segue a orientação da ByteDance, a sua empresa controladora em Pequim . A Microsoft recusou-se a comentar esse assunto. A TikTok afirmou em comunicado que estava “comprometida em continuar a trazer alegria às famílias e carreiras significativas para aqueles que a criam na nossa plataforma à medida que construímos a TikTok a longo prazo”.

 

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.