Trump assina decreto que proíbe uso de hardware da Huawei

Trump assina decreto que proíbe uso de hardware da Huawei

16 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Não é nada que já não se tivesse à espera, e na verdade Donald Trump, o presidente dos EUA, assinou um decreto de lei que proíbe as empresas norte-americanas de usar equipamentos de telecomunicações fabricados por empresas que representem um risco para a segurança nacional. Isso diz respeito principalmente ao grupo chinês Huawei, que é acusado pelos Estados Unidos de espionagem em nome da China.

Essa medida é justificada pela Casa Branca pelo facto de que "os oponentes estrangeiros estão cada vez mais a explorar vulnerabilidades nos serviços e nas infraestruturas de tecnologia da informação e comunicação nos Estados Unidos". O decreto presidencial garante a resposta a "atos maliciosos favorecidos pela Internet, incluindo espionagem económica e industrial em detrimento dos Estados Unidos e de sua população" . A Huawei e 70 das suas subsidiárias estão agora numa lista negra, e estão proibidas naquele local.

Entretanto a Huawei já reagiu a esse decreto assinado por Donald Trump. A empresa chinesa diz que impedi-los de operar nos Estados Unidos "não tornará os Estados Unidos mais seguros ou mais fortes" . Em vez disso, ele acrescenta, "isso só reduzirá os Estados Unidos a alternativas abaixo do padrão e ainda mais caras, deixando os EUA para trás para a implantação do 5G" . A Huawei diz isso porque é nesta fase o líder na implementação do 5G.

EUA decreto Huawei

Apesar das tensões entre os Estados Unidos e a Huawei, a fabricante está pronta para negociar com o governo dos EUA "para encontrar medidas eficazes para garantir a segurança dos produtos" . Resta agora saber se eles estão interessado em qualquer tipo de negociação.

 

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.