Tribunal dá razão à Apple no caso com a Epic Games... mas nem tudo são más noticias

Tribunal dá razão à Apple no caso com a Epic Games... mas nem tudo são más noticias

25 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

A Epic Games não conseguiu convencer o tribunal a forçar a Apple a voltar a disponibilizar o Fortnite na App Store, no entanto, o estúdio conseguiu reverter o banimento que o impedia de usar as ferramentas de desenvolvimento da Apple.

Logo após o ataque da Epic Games, a Apple declarou que a partir de 28 de Agosto queria remover a “Epic de todas as ferramentas de desenvolvimento do iOS e Mac”. Se isso fosse cumprido, o estúdio não seria capaz de distribuir o Unreal Engine para outros programadores que usam esse motor para projectar os seus jogos, e outras aplicações.

Durante a audiência, a juíza Yvonne Gonzalez Rogers afirmou em particular que a decisão da Apple contra o Unreal Engine “parecia um pouco exagerada”. Ela especificou que o contracto da Apple com o Unreal Engine é assinado com a Epic Games International, e que o contrato que foi quebrado quando o estudio ofereceu descontos para contornar a App Store, foi estabelecido com a Epic Games.

Conforme explicou a advogada Sarah Jeong, a Apple está convencida de que a entidade LLC é uma empresa de fachada. A gigante americana quer que o tribunal trate a Epic Games e a LLC como uma única empresa. A Epic, por sua vez, afirma que não é esse o caso, e que a decisão da Apple de bloquear o Unreal Engine é pura retaliação. “O Unreal Engine será destruído ... os programadores precisam de ser capazes de implantar as suas aplicações em várias plataformas”, explicou Katherine B. Forrest, advogada da Epic, para ilustrar as consequências se o tribunal não impedisse a Apple de aplicar uma suspensão ao banimento da Apple. “Se a Epic não puder oferecer isso com o Unreal Engine, o Unreal Engine deixará de existir.”

Epic Games

Fortnite continuará banido da App Store, até que a Epic Games cumpra as regras

O que o advogado da Apple, Richard Doren, se absteve de responder é que a Epic só precisa de oferecer uma versão compatível do Fortnite. E realmente não importa se “a revogação do motor terá um impacto negativo sobre terceiros”: “é por isso que a Epic deve resolver o problema”.

Embora a juíza tenha declarado essa proibição de proceder da Apple em relação ao Unreal Engine, ela não foi gentil com o jogo da Epic. Segundo ela, “o seu cliente não vem com as mãos limpas [...] do meu ponto de vista, você não pode resolver tudo de uma vez quando está a causar o seu próprio estrago”.

Resumindo: o Fortnite continuará banido da App Store, mas a Epic continuará a poder trabalhar com as ferramentas da Apple.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.